O PAPEL DO DIRETOR DE TEATRO NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CENAS PLURAIS
Palabras clave:
Diretor teatral, Dramaturgia Plural, Texto da performance.Resumen
A pesquisa examina conceitos e práticas vinculados às escrituras plurais da cena, tais como: a dramaturgia plural, o performative turn, os ciclos RSVP e Repère. Deste exame, pretende-se identificar de que forma estes processos, nos quais a pluralidade é fator de criação, demandam novas abordagens do processo criativo pelo diretor de teatro.
Citas
BOGART, Anne. A Preparação do Diretor. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BRAUN, Edward. Director and the stage: from naturalism to Grotowski. London: Methuen Drama, 1982, 218 p.
BROOK, Peter. Da liberdade fácil à liberdade difícil. In: Folhetim: Teatro do Pequeno Gesto. n. 14, 2002. p. 80-91.FISCHER-LICHTE, Erika. The Transformative Power of Performance: A New Aesthetics. London: Routledge, 2008.
DUNDJEROVIC, Aleksandar S. Robert Lepage. London: Routledge Performance Pratictioners, 2009, 166 p.
FAGUY, Robert. De la performativité des systèmes technologiques interactifs. In Revue Aparté – arts vivants. Montreal: l’École supérieure de théâtre de l’UQAM, May 2014, p. 6.
FÉRAL, Josette. Teatro, teoría y práctica: más allá de las fronteras. Buenos Aires: Galerna, 2004.
HARVIE, J and LAVENDER (Eds.). A. Making Contemporary Theater: International rehearsal processes. Manchester: Manchester University Press, 2010, 252 p.
ISAACSSON, Marta. Cruzamentos históricos: teatro e tecnologias de imagem. In: ArtCultura, v. 13, 7-12. Uberlândia: Programa de Pós-graduação em História da UFU, 2011.
MITTER, Shomit. Systems of Rehearsal: Stanislavsky, Brecht, Grotowski and Brook. Londres: Routledge, 1992.
MORIN, Edgar. Da necessidade de um pensamento complexo. In: Francisco Menezes Martins e Juremir Machado da Silva (Orgs.). Para navegar no século XXI. Porto Alegre: Sulina/Edipucrs, 2000, pp. 13-36.
OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
PRIGOGINE, Ilya et STENGERS, Isabelle. Order out of chaos. New York: Bantam Books, 1984.
SCHECHNER, Richard. Environmental Theater. New York: Applause, 1994. __________________. Performance Studies: an introduction. New York: Routledge,2002.
WORTH, L. and POYNOR, H. Anna Halprin. London: Routledge performance pratictioners, 2004, 196 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.