A CRIANÇA E O TEXTO LITERÁRIO

Autores

  • Thania Teixeira Asinelli Consultora Educacional

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.802

Palavras-chave:

criança, professor, texto literário.

Resumo

Esta abordagem incide sobre a incontestável importância da Literatura, cujos estudos, debates e
retórica vêm ocupando espaço considerável no discurso acadêmico, na mídia e nos organismos
governamentais, porém, ainda longe de ações efetivas (salvo práticas pontuais), no ambiente escolar. A
criança, ser ávido de fantasias e curiosidades, dotada de imaginação fértil, tem direito absoluto à literatura
como instrumento de sensibilização, deleite e descobertas. A recepção da criança ao texto literário implica
um trabalho com gama variada e seleção criteriosa desse gênero textual, o que requer envolvimento do
professor leitor, bem como o entendimento de que a obra literária não está sujeita às normas e regras, nem
ao compromisso de ensinamentos dos aspectos gramaticais da língua. O universo dos textos poéticos
amplia o imaginário e vai além da compreensão rasa e normatizada, como toda a obra de arte sugere.

Biografia do Autor

Thania Teixeira Asinelli, Consultora Educacional

Doutora em Educação pela Universidade René Descartes / Paris V - Sorbonne (França)
Pós doutoranda em Educação da Infância Universidade do Minho (Braga/Portugal)
Socióloga pela Universidade Católica do Paraná (Brasil)
Palestrante na área de Educação - Formação de Professores
Autora de livros didáticos
Letra Consultoria Educacional Ltda. Curitiba/PR/Brasil

Referências

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Publicado

30.09.2020

Como Citar

Asinelli, T. T. (2020). A CRIANÇA E O TEXTO LITERÁRIO. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–16. https://doi.org/10.19179/2319-0868.802

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