A CRIANÇA E O TEXTO LITERÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.802Palavras-chave:
criança, professor, texto literário.Resumo
Esta abordagem incide sobre a incontestável importância da Literatura, cujos estudos, debates e
retórica vêm ocupando espaço considerável no discurso acadêmico, na mídia e nos organismos
governamentais, porém, ainda longe de ações efetivas (salvo práticas pontuais), no ambiente escolar. A
criança, ser ávido de fantasias e curiosidades, dotada de imaginação fértil, tem direito absoluto à literatura
como instrumento de sensibilização, deleite e descobertas. A recepção da criança ao texto literário implica
um trabalho com gama variada e seleção criteriosa desse gênero textual, o que requer envolvimento do
professor leitor, bem como o entendimento de que a obra literária não está sujeita às normas e regras, nem
ao compromisso de ensinamentos dos aspectos gramaticais da língua. O universo dos textos poéticos
amplia o imaginário e vai além da compreensão rasa e normatizada, como toda a obra de arte sugere.
Referências
ARENDT, A. A vida do espírito. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
ASINELLI, T. Escola e literatura. In: AZEVEDO, F.; SARDINHA, M. G.; OSÓRIO, P.;PAIS, A. (Coord.). Elementos de didática da língua e da literatura em contexto pedagógico. Braga: CIEC Universidade do Minho, 2016.
CERVERA, J. Teoria de la literatura infantil. Bilbao: Universidad de Deusto/ Ediciones Mensajero, 1992.
CORSINO, P. Infância, linguagem e literatura: reflexões para a educação infantil. In: NOGUEIRA, A.N.; FRISZMAN, A.L. (Org.). Leitores e leituras. São Paulo: Leitura Crítica, 2017.
JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
MEIRELES, C. Ou isto ou aquilo. 7. ed. São Paulo: Global, 2012.
MORAIS, J. A arte de ler. São Paulo: Unesp, 1996.
PAES, J. P. Poemas para brincar. São Paulo: Ática, 1990.
PALO, M. J.; OLIVEIRA, M. R. D. Literatura infantil: voz de criança. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.
PENNAC, D. Comme un roman. Paris: Gallimard, 1992.
SOARES, M. Ler, verbo transitivo. In: PAIVA, A.; MARTINS, A.; PAULINO, G.; VERSIANI, Z. (Orgs.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2008.
VYGOTSKY, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.