A PRÁTICA PROFISSIONAL E O DESEMPENHO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1243Palabras clave:
Prática docente; ensino superior; professor artista.Resumen
A formação docente, em qualquer nível de ensino, deve estar pautada na busca de capacitação, na reflexão sobre a concepção de educação e de seu papel na sociedade, ao mesmo tempo em que contemple o saber científico, o saber pedagógico e o saber político-social como parte integrante desta formação. Temos observado que o professor que também atua como profissional da área em que leciona alcança algum diferencial no seu desempenho docente. Diferencia-se daqueles que nunca tiveram práticas profissionais além das docentes (neste caso no ensino superior), em que sua trajetória profissional está alicerçada apenas nos modelos de professores que tiveram e suas experiências não ultrapassam a vivência que tiveram enquanto alunos. Este trabalho busca refletir em qual dos dois polos reside o elemento necessário para a atuação dos docentes do ensino superior: prática? Ou teoria? O debate é antigo e amplo. A prática e a teoria irmanam-se em importância no processo de formação docente.
Citas
AFONSO, Manoela dos Anjos. O lugar da arte na escola. Revista da FUNDARTE. Montenegro, ano 14, n. 28, p. 01-14, 2014. Disponível em: ˂seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/147/239˃ Acesso em 07 jan. 2015.
BEHRENS, Marilda Aparecida. A formação pedagógica e os desafios do mundo moderno. In: MASETTO, M. (Org). Docência na universidade. 4. ed. Campinas: Papirus, 2002.
CUNHA, Maria Isabel da. Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação. Revista Educação. Porto Alegre – RS, ano XXVII, n. 3 (54), p. 525 – 536, Set./Dez. 2004.
CUNHA, Maria Isabel da.; LEITE, D. Estruturas de poder e decisões pedagógicas na universidade. Campinas: Papirus, 1996.
DAL BELLO, Márcia Moura Cordeiro Pessoa. Performances docentes: um estudo a partir da prática de professores de teatro. 2013. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013.
GHILARDI, Reginaldo. Formação Profissional em Educação Física: a relação teoria e prática. 1998. Disponível em: ˂http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/04n1/ 4n1_ART01.pdf.˃ Acesso em 08 jan. 2015.
HAGE, Maria do Socorro C. 2011. Disponível em: <http://faculdadefundetec.com.br /img/revista_academica/pdf/artigo_socorro.pdf.> Acesso em 08 jan. 2015.
MENEZES, Kathe R. A. A docência no ensino superior. 2013. Disponível em: ˂http://www.facefaculdade.com.br/arquivos/revistas/A_Docncia_no_Ensino_Superior.pdf.˃ Acesso em 07 jan. 2015.
NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Aprendizado do aluno adulto: implicações para a prática docente no ensino superior. Curitiba: Ibpex, 2009.
SOUSA, Marta Cilene de. Sobre Limites e Possibilidades da Docência no Curso de Bacharelado em Direito. In: Mostra acadêmica UNIMEP, 5., 2007. Disponível em:˂http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/5mostra/5/225.pdf.˃ Acesso em 07 jan. 2015.
SOUZA, Carolina B. O. de.; LOBATO, José F. P. A Relação Teoria e Prática no Ensino Superior. 2008. Disponível em: ˂http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/63034˃. Acesso em 02 fev. 2015.
SUHR, Inge Renate Fröse. Teorias do conhecimento pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VASCONCELOS, M. I. M. C. Contribuindo para a formação de professores universitários: relato de experiências. In: MASETTO, M. (Org.). Docência na universidade. 4. ed. Campinas: Papirus, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 André Luís Wagner
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.