A prática profissional e o desempenho docente

Autores

  • André Luís Wagner Universidade de Caxias do Sul – UCS Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE

Palavras-chave:

Prática docente, ensino superior, professor artista.

Resumo

A formação docente, em qualquer nível de ensino, deve estar pautada na busca de capacitação, na reflexão sobre a concepção de educação e de seu papel na sociedade, ao mesmo tempo em que contemple o saber científico, o saber pedagógico e o saber político-social como parte integrante desta formação. Temos observado que o professor que também atua como profissional da área em que leciona alcança algum diferencial no seu desempenho docente. Diferencia-se daqueles que nunca tiveram práticas profissionais além das docentes (neste caso no ensino superior), em que sua trajetória profissional está alicerçada apenas nos modelos de professores que tiveram e suas experiências não ultrapassam a vivência que tiveram enquanto alunos. Este trabalho busca refletir em qual dos dois polos reside o elemento necessário para a atuação dos docentes do ensino superior: prática? Ou teoria? O debate é antigo e amplo. A prática e a teoria irmanam-se em importância no processo de formação docente.

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Publicado

09.07.2015

Como Citar

Wagner, A. L. (2015). A prática profissional e o desempenho docente. Revista Da FUNDARTE, (29), P. 74–88. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/312

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