O TREINAMENTO ESPETÁCULO

UMA REFLEXÃO SOBRE A AMBIÊNCIA CRIATIVA DO SISTEMA MEYERHOLDIANO

Autores

  • Marcelo Bulgarelli

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1218

Palavras-chave:

Biomecânica. Meyerhold. Criação. Treinamento. Espetáculo.

Resumo

O artigo centra-se na reflexão, análise, e discussão da ideia de treinamento espetáculo no sistema meyeholdiano. Desta forma, busca-se ampliar a compreensão dos fundamentos do sistema criado por Meyerhold, e como hoje se desenvolve nas artes da cena. Para tal, esta abordagem busca examinar o processo de criação do espetáculo ítalo-brasileiro A2 Passos, dirigido por Gennadi Bogdanov (Rússia), dedicando-se na análise dos princípios meyerholdianos no processo de treinamento/espetáculo, o mecanismo de construção de uma frase de ação e as redes de autoria na composição da obra.

Biografia do Autor

Marcelo Bulgarelli

Marcelo Bulgarelli é ator e diretor, Doutorando (bolsista Capes) e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Possui Graduação em Teatro pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Desde 2008, como ator pesquisador, integra do Centro Internazionale Studi di Biomeccanica Teatrale di Meyerhold (CISBiT), na cidade de Perugia - Itália, coordenado pelo russo Gennadi Nikolaevich Bogdanov. No CISBiT, também atua como professor na área de dramaturgia do movimento e assistente de Bogdanov nas sessões de trabalho prático realizadas no Brasil desde 2011. Em 2018 Marcelo passa a integrar o Meyerhold International Study
Group. É ator do RAKURS Teatro (Porto Alegre) e colaborador artístico do grupo La Fabbrica dei Gesti (Lecce- Itália) desde 2013, entre outros.

Referências

Referências:

FARIAS, Emilia Maria Peixoto. Metáfora e metonímia na geração de sentido. Organon, v. 21, n. 43, 2007. DOI: https://doi.org/10.22456/2238-8915.39585

MEJERCHOL’D. Vsevolod., L’attore biomeccanico, Testi raccolti e presentati da Nicolaj Pesocinskij, Fausto Malcovati (a cura di). Milano: Udilibri, 2009.

MEYERHOLD, Vsevolod Emilevich, 1874 – 1940. Do teatro / Vsévolod Meyerhold; tradução e notas Diego Moschkovich. São Paulo: Iluminuras, 2012.

PATERNÒ, Claudio Massimo. Biomeccanica Teatrale di Mejerchol’d: idee, principi, allenamento. Roma: Dino Audino, 2017.

Downloads

Publicado

31.08.2023

Como Citar

Bulgarelli, M. (2023). O TREINAMENTO ESPETÁCULO: UMA REFLEXÃO SOBRE A AMBIÊNCIA CRIATIVA DO SISTEMA MEYERHOLDIANO. Revista Da FUNDARTE, 56(56), 1–17. https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1218

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.