CANTANDO PARA O BEBÊ ANTES DE SEU NASCIMENTO

RELATOS DE MÃES SOBRE SUAS PRÁTICAS MUSICAIS NA GESTAÇÃO

Autores/as

  • Fabiane Araujo Chaves Universidade Estadual do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-3299-0304
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1225

Palabras clave:

Música, Educação Musical, Bebês

Resumen

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que investigou as práticas musicais na gestação, a partir dos relatos de mães participantes do projeto “Vivências Musicais para Bebês e Famílias”, ocorrido na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Teve a abordagem qualitativa como metodologia e a pesquisa documental como método, sendo analisados os relatos das mães participantes. Os fundamentos teóricos incluíram conceitos de Educação e Educação Musical, com ênfase na cognição e na percepção musical na infância, particularmente com bebês. Como resultados, identificou-se que as principais canções entoadas durante a gestação foram infantis e religiosas. Percebeu-se que os bebês, no ventre materno, reagiram às canções, e que não são passivos a essas práticas, realizadas principalmente antes do adormecimento.

Biografía del autor/a

Fabiane Araujo Chaves, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Psicóloga (UNISUL/SC), Licenciada em Pedagogia (UNICNEC/RS) e Mestre em Educação (UERGS). É especialista em Educação Musical (UERGS), Educação Inclusiva (UDESC), e em Ludopedagogia e Psicopedagogia Clínica e Institucional (FAVENI). Está cursando Formação em Terapia Cognitivo Comportamental pela Cognitivo. Tem experiência como Educadora Social, onde atuou no Programa Aprendiz, ministrando aula para adolescentes. Trabalhou como Coordenadora Pedagógica em uma Associação de Cegos, realizando intervenções, reuniões, palestras e outras atividades relacionadas a deficiência visual e atuou com inclusão escolar de estudantes do Ensino Médio Integrado, no Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Osório. Faz parte do grupo de Pesquisa "Educação Musical: diferentes tempos e espaços" (GRUPEM), registrado no CNPq, vinculado à UERGS e do grupo de estudos sobre "Educação Inclusiva" (Laboratório de Educação Inclusiva - UDESC). Atualmente trabalha como Professora de Educação Infantil, Psicóloga Clínica, e prestando assessoria em pesquisas acadêmicas, com atendimentos presenciais e online. 

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Informática na Educação Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro. É coordenadora da Área Música do Programa de Iniciação à Docência, em Montenegro, da CAPES/UERGS. Coordena a Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs-Montenegro, orientando bolsistas de iniciação científica em música e artes, da FAPERGS, CNPq e UERGS. É coordenadora dos grupos de pesquisa registrados no CNPq Arte: criação, interdisciplinaridade e educação e Educação Musical: diferentes tempos e espaços. Coordena o Programa de Extensão Universitária, do Ministério da Educação, pela Uergs, na temática da ampliação da leitura através das Artes, desenvolvendo ações de leitura com estudantes bolsistas, beneficiando as redes públicas municipais e estaduais de Porto Alegre e Montenegro. Na Prefeitura de Porto Alegre, a partir da atuação na Secretaria Municipal de Educação, é assessora pedagógica e coordena os programas Centros de Dança e Brinca, propondo e desenvolvendo políticas públicas para a inserção das artes nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Criou, em conjunto com colegas professores da rede municipal de Porto Alegre, o Programa Centros Musicais, uma proposta de política pública para o ensino de música na escola, em vigor na Secretaria Municipal de Educação do município, o qual coordena desde sua criação. É Diretora Científica da Coleção Educação Musical, da Editora Prismas, de Curitiba. Faz parte da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Profª Drª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar as cantigas de ninar. Em 2010 recebeu, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, um reconhecimento às ações em música desenvolvidas junto às escolas de Porto Alegre, potencializando o projeto do COEP de luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu a Medalha Dante de Laytano, em 2011, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para a preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais tradicionais populares do Rio Grande do Sul. Em 2013 recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra na área da pesquisa em folclore e educação musical. É integrante da Academia Montenegrina de Letras, ocupando a Cadeira nº5. Faz parte da Associação Montenegrina de Escritores. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: a religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos sobre Música, Educação Musical e Cultura Popular em revistas e periódicos especializados. Em parcerias, escreveu o livro Música para professores: experiências de formação continuada, juntamente com Jusamara Souza e Liane Hentschke; O Ensino das Artes, com Maria Aparecida Aliano Marques; Para Compreender e Aplicar Folclore na Escola, com Rose Marie Reis Garcia. No campo artístico atuou em Porto Alegre como violinista na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho e como regente do Coral do Colégio Sévigné. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí foi regente dos coros infantil e adulto.

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Publicado

31/08/2023

Cómo citar

Chaves, F. A., & Wolffenbüttel, C. R. (2023). CANTANDO PARA O BEBÊ ANTES DE SEU NASCIMENTO: RELATOS DE MÃES SOBRE SUAS PRÁTICAS MUSICAIS NA GESTAÇÃO. Revista Da FUNDARTE, 56(56), 1–28. https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1225

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