MICHEL FOUCAULT E A PEDAGOGIA DO TEATRO

UM MAPEAMENTO DISCURSIVO

Autores/as

  • Sidmar Silveira Gomes Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1202

Palabras clave:

Michel Foucault, Pedagogia do Teatro, Poder

Resumen

Este artigo inventaria as interlocuções estabelecidas entre o pensamento de Michel Foucault e as práticas da pedagogia do teatro, a partir de um arquivo constituído por artigos científicos publicados em 68 revistas das áreas das Artes, das Artes Cênicas e da Educação. Constatou-se que grande parte dos textos escrutinados empregam Foucault conceitualmente: disciplina, poder, dispositivo, cuidado de si etc., são conceitos que aparecem como escopo teórico e temático dessas reflexões. Sugere-se, então, uma atenção aos modos procedimentais de Foucault como alternativa aos discursos regulares presentes no campo das práticas teatrais e, consequentemente, para que tais práticas se configurem como formas outras de lutas políticas e de resistência. 

Biografía del autor/a

Sidmar Silveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

31/08/2023

Cómo citar

Gomes, S. S. (2023). MICHEL FOUCAULT E A PEDAGOGIA DO TEATRO: UM MAPEAMENTO DISCURSIVO. Revista Da FUNDARTE, 56(56), 1–21. https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1202

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