MICHEL FOUCAULT E A PEDAGOGIA DO TEATRO
UM MAPEAMENTO DISCURSIVO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1202Palavras-chave:
Michel Foucault, Pedagogia do Teatro, PoderResumo
Este artigo inventaria as interlocuções estabelecidas entre o pensamento de Michel Foucault e as práticas da pedagogia do teatro, a partir de um arquivo constituído por artigos científicos publicados em 68 revistas das áreas das Artes, das Artes Cênicas e da Educação. Constatou-se que grande parte dos textos escrutinados empregam Foucault conceitualmente: disciplina, poder, dispositivo, cuidado de si etc., são conceitos que aparecem como escopo teórico e temático dessas reflexões. Sugere-se, então, uma atenção aos modos procedimentais de Foucault como alternativa aos discursos regulares presentes no campo das práticas teatrais e, consequentemente, para que tais práticas se configurem como formas outras de lutas políticas e de resistência.
Referências
ABEGG, Fabiano Hanauer; LOPONTE, Luciana Gruppelli. O que a docência pode aprender com o teatro: ensaios e movimentos formativos. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 2, p. 600-613, maio/ago. 2018.
ALCANTARA, Celina Nunes de; ICLE, Gilberto. Escrever, incorporar, inscrever-se: práticas de criação de si na formação teatral. Educação, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 463-470, set./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.16600
ANDRÉ, Carminda Mendes. Espaço inventado: o teatro pós-dramático na escola. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 48, p. 125-141, dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982008000200007
ANDRÉ, Carminda Mendes. O que pode a performance na escola? Caderno CEDES, Campinas, v. 37, n. 101, p. 83-106, jan./apr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622017168671
AQUINO, Julio Groppa. Foucault e a Pesquisa Educacional Brasileira, Depois de Duas Décadas e Meia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 45-71, jan./mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623661605
BOY, Tânia. Estética da existência na formação do professor-artista. Urdimento, n. 11, p. 215-228, dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102112008215
CAON, Paulina Maria. Jogos, performances e performatividades na escola: das experiências corporais à problematização de discursos. Caderno CEDES, Campinas, v. 37, n. 101, p. 107-130, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622017168673
CHISTÉ, Bianca Santos; SANTOS, Gabriel Tenório dos. Se Essa Rua Fosse Minha...Imagens e Infâncias: mapas, rastros e traços do corpo-criança. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 9, n. 4, p. 1-23, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266076161
CÔRTES, Micael. Portas Entre Abertas: um relato etnográfico a partir de um fazer teatro com pessoas privadas de liberdade – para além do espetáculo... Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 351-376, maio/ago. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266037219
FERREIRA, Taís; HARTMANN, Luciana; MACHADO, Marina Marcondes. Entre Escola e Universidade: dinossauros e caderninhos por uma dramaturgia encarnada. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 45-70, jan./abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266063579
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 2014.
FOUCAULT, Michel. O uso dos prazeres e as técnicas de si. In.: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010, p. 192-217.
GICK, Francisco; PEIXOTO, Gleniana; DIENSTMANN, Gustavo; SILVEIRA, Luan; DE CARLI, Jezebel. Outras rotas: traçados de um mapa à deriva. Revista da Fundarte, ano 14, n. 27, p. 166-183 , jan./jun. 2014.
GOMES, Sidmar Silveira; AQUINO, Julio Groppa. Uma Breve Genealogia do Teatro e Educação no Brasil: o teatro para crianças. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-2660
GOMES, Sidmar Silveira. Um arquivo sobre teatro e educação: problematizações no campo da invenção. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 3, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236104309
GONÇALVES, JEAN CARLOS; GONÇALVES, Michelle Bocchi. Teatralidade e Performance na pesquisa em Educação: do corpo e da escrita em perspectiva discursiva. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 67, p. 139-155, jan./fev. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.56081
GUHA, Ranajit; SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Selected Subaltern Studies. New York: Oxford University Press, 1988.
HARTMANN, Luciana Hartmann; SILVA, Sonaly Torres. Pequenas Resistências: contação de histórias, performance e protagonismo infantil na escola. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 19-35, mar./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101342019019
ICLE, Gilberto. Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro? Urdimento, n. 17, p. 73-77, set. 2011.
ICLE, Gilberto; HAAS, Marta. Gesto decolonial como pedagogia: práticas teatrais no Brasil e no Peru. Urdimento, Florianópolis, v.3, n.36, p. 96-115, nov./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573103362019096
LEAL, Dodi. Teatro do Oprimido: síntese histórica do Arena ou narrativa de resistência do encontro de Augusto Boal com a pedagogia do teatro? Revista Sala Preta, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 191-202, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p191-202
MACHADO, Roberto. Impressões Michel Foucault. São Paulo: N-1 Edições, 2017.
MAGELA, André Luiz Lopes. Cognição teatral e educação. Rascunhos, Uberlândia, v.5, n.3, p. 302-318, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-17
MAGELA, André Luiz Lopes. Exercícios prototípicos para uma educação teatral: uma pedagogia de composições, devir e agenciamentos. Repertório, Salvador, ano 22, n. 32, p. 134-158, 2019a. DOI: https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26519
MAGELA, André Luiz Lopes. Normatividade da cooperação em aulas de teatro. Urdimento, Florianópolis, v.1, n.34, p. 110-128, mar./abr. 2019b. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573101342019110
MELO, Luciana Cezário Milagres de.Desejo deconvívio: uma carta é uma visita. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/14145731033920200109
MORAES, Danielle Rodrigues de. O teatro na escola: a reinvenção do espaço vigiado. Urdimento, Florianópolis, n. 17, p. 47-53, set. 2011. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102172011047
PETERS, Michael; BESLEY, Tina. Introdução. In: PETERS, Michael; BESLEY, Tina (Org.). Por que Foucault? novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 11-24.
ROCHA, Maria de Lourdes Naylor. A dramaturgia da prisão em cena: um experimento teatral na Penitenciária Lemos Brito, no Rio de Janeiro. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/14145731033920200115
RODRIGUES, Janilce. Educação e Teatro na Cadeia: Práticas pedagógicas realizadas no Sistema Penitenciário da Papuda/DF. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/14145731033920200301
SILVA, Emerson de Paula; DUARTE, Álvaro R. M. Liberdade e Criatividade a partir do Teatro na Prisão: Relato de experiência de uma prática teatral com mulheres em situação de cárcere na zona da mata mineira. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/14145731033920200118
SILVA, Eliana Doraci da Silva; MORAES, Dayane Vicente de. Dispositivos disciplinares: uma análise de projetos artísticos na prisão. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/14145731033920200124
SILVA, Tomaz Tadeu da. O adeus às metanarrativas educacionais. In.: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 249-260.
SOARES, Michele. Sob meu teto: memórias embaralhadas em (des)montagem. Rascunhos, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 89-100, jan./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.14393/RR-v1n1a2014-08
SOUZA, Caroline Vetori de. Memórias ao sol: em busca de uma dramaturgia da escuta com mulheres em privação de liberdade. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/14145731033920200114
VIEIRA, Marcílio de Souza. Foucault e a pesquisa educacional em arte. Revista Educação em Questão, Natal, v. 33, n. 19, p. 150-166, set./dez. 2008.
VEYNE, Paul. Foucault, o pensamento, a pessoa. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2009.
ZILIANI, Rosemeire de Lourdes M. Escritos e invenções da experiência do Grupo Teatral Cera: outros ditos, outros espaços-tempos. Perspectiva, Florianópolis, v. 34, n. 2, p. 717-737, maio/ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p717
ZILIANI, Rosemeire de Lourdes Monteiro. Invenção da identidade Sul-Mato-Grossense no teatro de uma escola técnica. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 35, n. 2, p. 255-262, jan./jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v35i2.19067
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sidmar Silveira Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.