Estudo de materialidades em movimento – um recorte do processo de “Um tango em clave”
Palavras-chave:
Dança, objeto, porcesso de criaçãoResumo
O presente artigo tem por objetivo compreender de que forma a relação entre o corpo e o objeto poderia ser alçada pela perspectiva de diálogo a dois, sendo o objeto uma matéria vibrante. Dessa forma através da abordagem metodólogica da empatia cinestésica foi sendo construída uma escrita da experiência que se constitui entre os textos teóricos e as anotações de uma das artistas pesquisadoras. Sendo assim, esse artigo aponta os elementos presentes nessa experiência incorporada refletindo sobre as potências da materialidade durante o evento-movido.Referências
ALBRIGHT, Ann Cooper. Caindo na memória. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 7., 2012, Porto Alegre. Tempos de memórias: vestígios, ressonâncias e mutações. Porto Alegre: Age, 2013. p. 49 – 67
BENNETT, Jane. Vibrant matter: a political ecology of things. Durham: Duke University Press, 2010.
DÍNZEL, Rodolfo. El tango – una danza: esa ansiosa búsqueda de la libertad. Buenos Aires: Corregidor, 1994.
FORTIN, Sylvie. La recherche qualitative dans le studio de danse: une relation dialogique de corps à corps. Revue de l´association pour la recherche qualitative, v. 10, p. 75-85, 1994.
FOSTER, Susan. Choreographing empathy: kinesthesia in performance. New York: Routledge, 2011.
FROSCH, Joan. D. Dance ethography: tracing the wave of dance. In: FRALEIGH, S; HANSTEIN, P. (Org.) Researching dancing: evolving modes of inquiry. Pittsburg: University of Pittsburg Press, 1999, p. 249-280.
GIL, J. O movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.
MANNING, Erin. Wondering the World Directly or How Movement outruns the subject. In: Body society. [S. l.] v. 20, n. 3-4, p. 162-188. Disponível em: http://bod.sagepub.com/content/20/3-4/162.abstract Acesso em: 27 jan. 2015.
SILVEIRA, Paola Vasconcelos. Sob os vestígios de um tango, a clave me convida a dançar: estudo de materialidades em movimento. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Artes Cênicas, Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/122553>. Acesso em: 27 maio 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.