PARA ALÉM DA SUPERMARIONETE
EDWARD GORDON CRAIG SOB UM PONTO DE VISTA FÍLMICO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1149Palavras-chave:
Edward Gordon Craig, Cinema e Teatro, Serguei EisensteinResumo
O texto parte da declarada insatisfação do pensador teatral inglês Edward Gordon Craig com o teatro, especialmente em relação ao trabalho do ator e da atriz, os quais são considerados imprecisos e exagerados. Lançamos a hipótese de que uma das soluções para tal insatisfação com o teatro seria o controle rígido sobre o material artístico, obtido na prática cinematográfica, quando foi traçado um percurso da ideia de domínio do material, que passa por Meierhold e Eisenstein.
Referências
Referências
CRAIG, Edward Gordon. Da arte do teatro. Lisboa: Arcádia, 1963.
CRAIG, Edward Gordon. The Theatre-Advancing. Boston: Little, Brown, and Company, 1919.
EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1990.
EISENSTEIN, Sergei. Montagem de atrações. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme, 1983.
EYNAT- CONFINO, Irène. Beyond the mask: Gordon Craig, movement, and the actor. Carbondale and Edwardsville: Southern Illinois University Press, 1987.
FREIXE, Guy. Les utopies du masque sur le scènes européennes du XXe siècle. Montpellier: L’Entretemps, 2010. [Tradução inédita de José Ronaldo Faleiro].
LAW, Alma; GORDON, Mel. Meyerhold, Eisenstein and Biomechanics: actor training in revolutionary Russia. North Carolina: McFarland, 1996.
OLIVEIRA, Vanessa Teixeira de. Eisenstein ultrateatral: movimento expressivo e montagem de atrações na teoria do espetáculo de Serguei Eisenstein. São Paulo: Perspectiva, 2008.
RIPELLINO, Angelo Maria. O truque e a alma. São Paulo: Perspectiva, 1996.
XAVIER, Ismail. Eisenstein: a criação do pensamento por imagens. In: NOVAES, A. (org.). Artepensamento. São Paulo: Companhia das letras, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcelo Ádams
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.