ENTRE QUEDAS E SALTOS E MOVIMENTOS PERFORMATIVOS: FAZER DO MÉTODO, UMA PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1341Palavras-chave:
Método, Criação, Arte. Educação. Performance., Modo perfomativoResumo
O objetivo deste estudo é problematizar uma ideia de método no campo educacional, tomada como um modelo prescritivo para garantir a finalidade de um processo educativo. Para tal fim, coloca em jogo dois arquivos estéticos: os documentários Gaga - o amor pela dança e Fall After Newton, com vistas a discutir o caráter agonístico de qualquer método, por meio da exploração da dimensão contingencial, e portanto performativa, da criação. O trabalho aciona um deslocamento estratégico da ideia de método para a de procedimento, a partir da articulação dos campos da arte; da filosofia de Gilles Deleuxe e Félix Guattari e dos estudos da performance, e aponta para a indiscernibilidade entre método e prática.
Referências
BOM-TEMPO, Juliana Soares. Arte da Performance: educação e experimentação do cotidiano. Paralaxe, São Paulo, v.1, no.1, 2013.
CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? São Paulo: Supernova Editora, 2013.
_____ (Org.). Métodos de transcriação: pesquisa em educação da diferença. São Leopoldo: Oikos Editora, 2020.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.
_____. O frio e o quente. In: _____. A ilha deserta e outros textos. Org. David Lapoujade. São Paulo: Editora Iluminuras, 2004.
_____. O que é o ato de criação? In: ______. Dois regimes de loucos: textos e entrevistas (1975-1995). Org. David Lapoujade. São Paulo: Editora 34, 2016.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? São Paulo, Editora 34, 1991.
_____. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia vol. 1. São Paulo, Editora 34, 2000.
_____. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia vol. 4. São Paulo, Editora 34, 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-93131998000200008
DELEUZE, Gilles e PARNET, Claire. O atual e o virtual. In: Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
FABIÃO, Eleonora. Definir performance é um falso problema. [Entrevista concedida a] Fábio Freire. Diário do Nordeste, p.1-4, julho, 2009.
GAGA: O AMOR PELA DANÇA. Tomer Heymman. Israel, Suécia, Alemanha, Holanda: Barak Heymman, Vitrine Filmes. 1h43min, 2017.
LEPECKI, André. Singularities dance in the age of performance. Routledge, 2016. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315694948
MOTA, Thiago. O trágico e o ágon em Nietzsche. Revista Trágica: estudos sobre Nietzsche – 2º semestre de 2008 – Vol.1 – nº2 – pp.79-92. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/24136/13379 >
SCHECHNER, Richard. Performance Studies: an introduction. Abingdon:Routledge, 2002.
Schechner, R., Icle, G., & Pereira, M. de A. (2010). O que pode a Performance na Educação? Uma entrevista com Richard Schechner. Educação &Amp; Realidade, 35(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13502
RIBEIRO, Cintya Regina. Poéticas do contingente: alguns ensaios em meio à docência. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 17, e2218509, p. 1-16, 2022. Disponível em: <https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa > DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18509.024
RIBEIRO, Cintya Regina; VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães. A arte da desaparição como experimentação tateante de pensamento: contribuições à pesquisa educacional. Educação: Santa Maria, v. 46, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao DOI: https://doi.org/10.5902/1984644444292
ZORDAN, Paola. Arte com Nietzsche e Deleuze. Educação e Realidade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 30(2):261 - 272, jul/dez 2005
_____. Criação na perspectiva da diferença. LAV: Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Universidade Federal de Santa Maria, n. 5, 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/2135 > DOI: https://doi.org/10.5902/198373482135
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bruna Danesi Magalhães, Cintya Regina Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.