OS DISCURSOS POLÍTICOS INSCRITOS NO CORPO QUE DANÇA E (D)ENUNCIA

Autores/as

  • Marcilio de Souza Vieira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Talles Atyhê Cardoso de Lima UFRN

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1191

Palabras clave:

Corpo, Dança, Discurso

Resumen

O presente artigo discute as inferências do corpo dissidente na dança contemporânea e exemplifica tal dissidência a partir da obra Proibido Elefantes da Companhia potiguar Gira Dança. Discute-se sobre os discursos que se inscrevem no corpo, que é considerado dissidente, mas que pode ser referenciado na dança. Assumimos a perspectiva de corpos dissidentes por entender que o conceito é mais pertinente para a compreensão de tais corpos no campo da dança na atualidade. Assim, refletimos e discutimos sobre esse corpo que dança e (d)enuncia, ao mesmo tempo, com vista a direcionar nosso olhar sobre a obra de dança potiguar, com intuito de compreender de que modo as narrativas e poéticas são engendradas, a partir de nuances políticas, em corpos desobedientes.

Biografía del autor/a

Marcilio de Souza Vieira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Artista da Cena, Pós-Doutor em Artes, Doutor em Educação, Professor do Curso de Dança e dos Programas de Pós-Graduação PPGArC e PROFARTES da UFRN. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação (CIRANDAR) e do Grupo de Pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento (Grupo Estesia/UFRN).

Talles Atyhê Cardoso de Lima, UFRN

Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGARC- UFRN), especializando em Ensino de Teatro (IFRN) e licenciado em Dança (DEART-UFRN). Artista, professor de dança, bailarino, coreógrafo, ativista, improvisador e pesquisador. Membro do Grupo de Pesquisa CIRANDAR - Grupo de Pesquisa em corpo, dança e processos de criação. 

Citas

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BARBOSA, M. R., Matos, P. M. & Costa, M. E. Um olhar sobre o corpo: o corpo ontem e hoje. Psicologia & Sociedade; 23 (1): 24-34, 2011. Disponível em https://www.scielo.br/j/psoc/a/WstTrSKFNy7tzvSyMpqfWjz/?lang=pt . acessado em 10/07/2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822011000100004

CHAIMOVICH, F. S. O balé como movimento do corpo reprimido CALIBÁN - Revista Latino Americana de Psicanálise, v. 14, p. 125 - 129, 2016.

COLI, Jorge. O que é arte. 15. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O corpo como materialidade discursiva. REDISCO, Vitória da Conquista, v. 2, n. 1, p. 77-82, 2013.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão; trad. Raquel Ramalhete. 41. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

_____. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010.

GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos interdisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.

GUZZO, Marina Souza Lobo; SPINK, Mary Jane Paris. Arte, dança e política (s). Psicologia & sociedade, v. 27, p. 03-12, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-03102015v27n1p003

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2006.

LEPECKI, André. Coreopolítica e coreopolícia. Florianópolis, SC. Ilha Revista de Antropologia. Universidade Federal de Santa Catarina, v. 13, n. 1, 2012. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8034.2011v13n1-2p41

LÉVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.

NAVAS, Cássia N. A. Balé da Cidade de São Paulo. 1. ed. São Paulo: Formarte, 2003.

MANGANELLI, Bruno Belmonte. Performance e performatividade: a dança do grupo Dzi Croquettes como (des)construção de gênero. Orientador: Alexandre Rocha da Silva. 2018. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2018.

MEIRELES, Flavia. Corpos/Corpas/Corpes dissidentes e a cena artística: políticas da diferença. Moringa – Artes do espetáculo. João Pessoa, v. 11 n. 1 p. 33-47, 2020. Disponível em https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa. Acesso em: 10 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2020v11n1.53469

NUNES, Sandra Meyer. Fazer dança e fazer com dança: perspectivas estéticas para os corpos especiais que dançam. Ponto de Vista, Florianópolis, n. 6/7, p. 43-56, 2004/2005.

OLIVEIRA, Felipe Henrique Monteiro. CORPOS DIFERENCIADOS EM PERFORMANCE: Corpo, Diferença e Artivismo. Gênero, Arte e Diversidade. Salvador, 2018. n. 41p 131-148.

OSÓRIO, Sofia do Amaral. DANÇA, POLÍTICA E RESISTÊNCIAS. In: ANAIS DO III CONGRESSO DA ANDA, 2014, Salvador. Anais eletrônicos... Campinas, Galoá, 2014. Disponível em: https://proceedings.science/anda/anda-2014/papers/danca--politica-e- resistencias?lang=pt-br Acesso em: 06 set. 2022.

PASSOS, J. C. Arte como discurso ou a discursividade nas linguagens artísticas. Cena em Movimento, Porto Alegre, n. 2, p. 1-18, 2011.

PEDRONI, Roberta. Ativismo e dança contemporânea: corpo, movimento e política. Anais do V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança. NATAL: ANDA, 2017. P. 1156-1187.

RÔMULO, F. et al. Foucault: do poder disciplinar ao biopoder. Scientia, v. 2, n. 3, p. 1–217, 2014.

SALLES, Nara e OLIVEIRA, Felipe Henrique Monteiro. Corpos diferenciados: o teatro no processo educativo. Extensão Em Debate. v. 1, n. 1, 2010.

SETENTA, Jussara Sobreira. O fazer-dizer do corpo: corpo e performatividade. Salvador: EDUFBA, 2008 DOI: https://doi.org/10.7476/9788523211967

TRÓI, Marcelo de. Corpo dissidente e desaprendizagem: do Teat (r) o Oficina aos a (r) tivismos queer. (Dissertação de Mestrado. Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade). Salvador, 2018.

VELOSO JUNIOR, C. de M. (2019). A dança contemporânea do ballet stagium: a composição coreográfica dança das cabeças como forma de manifestação social (1978). Revista Hydra: Revista Discente de História da UNIFESP, 3(6), 36–53. DOI: https://doi.org/10.34024/hydra.2019.v3.9588

VIEIRA, Marcilio de Souza. Entre purpurinas, plumas e paetês: a dança debochada no documentário Dzi Croquettes. Monografia (especialização) – Curso de Especialização em Produção de Documentário, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020. Natal, RN, 2020.

VIEIRA, Marcilio de Souza; PEDRONI, Roberta . Enfrentamentos permanentes em ativismos artísticos. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas v. 3, p. 423-448, 2019. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573103362019423

Publicado

27/03/2023

Cómo citar

Vieira, M. de S., & Cardoso de Lima, T. A. . (2023). OS DISCURSOS POLÍTICOS INSCRITOS NO CORPO QUE DANÇA E (D)ENUNCIA. Revista Da FUNDARTE, 53(53). https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1191

Artículos similares

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.