PARA ALÉM DA SUPERMARIONETE

EDWARD GORDON CRAIG SOB UM PONTO DE VISTA FÍLMICO

Autores/as

  • Marcelo Ádams Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1149

Palabras clave:

Edward Gordon Craig, Cinema e Teatro, Serguei Eisenstein

Resumen

O texto parte da declarada insatisfação do pensador teatral inglês Edward Gordon Craig com o teatro, especialmente em relação ao trabalho do ator e da atriz, os quais são considerados imprecisos e exagerados. Lançamos a hipótese de que uma das soluções para tal insatisfação com o teatro seria o controle rígido sobre o material artístico, obtido na prática cinematográfica, quando foi traçado um percurso da ideia de domínio do material, que passa por Meierhold e Eisenstein.

Biografía del autor/a

Marcelo Ádams, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professor da graduação em Teatro: Licenciatura da Uergs. Ator, encenador e dramaturgo.

Citas

Referências

CRAIG, Edward Gordon. Da arte do teatro. Lisboa: Arcádia, 1963.

CRAIG, Edward Gordon. The Theatre-Advancing. Boston: Little, Brown, and Company, 1919.

EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1990.

EISENSTEIN, Sergei. Montagem de atrações. In: XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal/Embrafilme, 1983.

EYNAT- CONFINO, Irène. Beyond the mask: Gordon Craig, movement, and the actor. Carbondale and Edwardsville: Southern Illinois University Press, 1987.

FREIXE, Guy. Les utopies du masque sur le scènes européennes du XXe siècle. Montpellier: L’Entretemps, 2010. [Tradução inédita de José Ronaldo Faleiro].

LAW, Alma; GORDON, Mel. Meyerhold, Eisenstein and Biomechanics: actor training in revolutionary Russia. North Carolina: McFarland, 1996.

OLIVEIRA, Vanessa Teixeira de. Eisenstein ultrateatral: movimento expressivo e montagem de atrações na teoria do espetáculo de Serguei Eisenstein. São Paulo: Perspectiva, 2008.

RIPELLINO, Angelo Maria. O truque e a alma. São Paulo: Perspectiva, 1996.

XAVIER, Ismail. Eisenstein: a criação do pensamento por imagens. In: NOVAES, A. (org.). Artepensamento. São Paulo: Companhia das letras, 1994.

Publicado

27/03/2023

Cómo citar

Ádams, M. (2023). PARA ALÉM DA SUPERMARIONETE: EDWARD GORDON CRAIG SOB UM PONTO DE VISTA FÍLMICO. Revista Da FUNDARTE, 53(53). https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1149

Artículos similares

<< < 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.