ESpaços para circunsCREVER a busca

UM EXERCÍCIO IMAGINATIVO PARA INVESTIGAR SINGULARIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v51i51.1124

Palavras-chave:

Singularidade, Pesquisa em Arte, Estratégias e Procedimentos de Escrita

Resumo

Este texto emana da singularidade de seu autor como um conjunto de ações que parte de suas estratégias e seus procedimentos de criação no desenvolvimento de uma poética cênica própria. Completa-se em uma escrita que almeja preservar as ocorrências subjetivas de seu processo de elaboração, sendo também criativa. Este texto mastiga ideias (Joyce, 2012) e suscita espaços (Perec, 2001) a partir da investigação de pontos conhecidos (Tavares, 2021) em uma conversa imaginada entre o autor e a pessoa que lê. Busca-se uma maneira de escrever sobre a poética das singularidades a partir de um pensamento que se move subjetivamente, tal qual o fluxo inerente aos processos criativos vivificados pela experiência e que orientam as ideias expostas neste exercício imaginativo. Assim, a escrita que performa aqui busca ressonâncias em quem, eventualmente, poderá ler este texto.

Biografia do Autor

Cristóvão de Oliveira Carraro, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Sou o Cristóvão de Oliveira, a quem também chamam Cris. Sou professor, pesquisador e artista da cena curioso pelos processos de criação do ator e da atriz a partir de pressupostos, práticas e narrativas pessoais. A isso, dou o nome de Singularidade. Em minhas investigações em salas de aula e salas de ensaios, busco a triangulação entre os processos criativos, formativos e afetivos.

Para desenvolver minhas pesquisas, faço a descrição de alguns projetos artísticos que tangenciam o conceito de singularidade sob a perspectiva da Técnica Pessoal como modo de revivificar a experiência, numa tentativa de atualização de ideias, noções e conceitos que a constituem. Faço isso também escrevendo cartas, crônicas e outros textos de cunho poético.

Atualmente, sou professor no curso de Licenciatura em Teatro da UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná). Sou Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela FAP (Faculdade de Artes do Paraná). Sou Mestre pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) onde desenvolvo meu Doutorado em Artes Cênicas.

Referências

ABBAGNANNO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução da 1ª edição: Alfredo Bosi. Revisão da tradução e tradução dos novos textos: Ivone Castilho Benedetti. 6ª edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

CARRARO, Gílian. Como vivo. Poema não-publicado. (1966-2002).

JOYCE, James. Ulysses. Tradução: Caetano W. Galindo. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2012.

MÁRQUEZ, Gabriel García. Viver para contar. Tradução: Eric Nepomuceno. 8ª Edição. Rio de Janeiro Record, 2009.

PEREC, Georges. Especies de espacios. Tradução: Jesús Camarero. Espanha: Montesinos/Intervencion Cultural, 2001.

TAVARES, Gonçalo M. Atlas do corpo e da imaginação: teoria, fragmentos e imagens. Porto Alegre: Dublinense, 2021.

Downloads

Publicado

19.10.2022

Como Citar

de Oliveira Carraro, C. (2022). ESpaços para circunsCREVER a busca: UM EXERCÍCIO IMAGINATIVO PARA INVESTIGAR SINGULARIDADES. Revista Da FUNDARTE, 51(51), 72–91. https://doi.org/10.19179/rdf.v51i51.1124

Edição

Seção

Escrita Performativa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.