Cuando den vez ao morro, toda la ciudad cantará

ATRAVESSAMENTOS ENTRE EMPODERAMENTO, ARTE E EDUCAÇÃO PENSANDO JUVENTUDES MARGINALIZADAS

Autores/as

  • Deni Elliot Noronha Lopes UFC
  • Rita Helena Sousa Ferreira Gomes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v50i50.1098

Palabras clave:

Juventudes, Empoderamento, Artes

Resumen

O presente estudo retoma temas que se entrelaçam por diferentes aspectos sociohistóricos a juventudes em vulnerabilidade social. Defendendo a arte como ferramenta de impacto podendo favorecer a emergência do empoderamento. Para isso, as discussões foram construídas através de autores de diferentes campos, como Freire (2019), Hooks (2017) e Berth (2019). Nossa análise propõe fazeres educacionais e artísticos que considerem demandas das juventudes como espaços de partilha e criação artística, pautados em teorias e práticas voltadas para educação libertadora e para empoderamento, pela valorização de suas estéticas e fomento de diálogos críticos.

Biografía del autor/a

Deni Elliot Noronha Lopes, UFC

Mestre em psicologia e políticas públicas pela Universidade Federal do Ceará, mesma universidade onde cursou bacharelado em Psicologia. Atua como Técnico de Referência em Psicologia no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Dona Mimosa Pinto em Reriutaba/CE. Membro do Pesquisamus (Grupo de pesquisa em educação, artes e música) desde 2016. Pesquisa o campo das artes, educação, gênero e psicologia. Ilustrador e autor da HQ Nós.

Rita Helena Sousa Ferreira Gomes, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2000) , Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), desfrutou de bolsa PDEE na Université du Quebec à Montréal durante o ano de 2005 e concluiu o Doutorado em Filosofia na UFMG (2007). É professora da UFC/Sobral desde 2007, sendo responsável pelo setor de estudos 'Filosofia Geral'. Faz parte do quadro docente do Mestrado Profissional em Artes (UDESC/UFC) e do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas (UFC). Ministra diversas disciplinas vinculadas à filosofia nos cursos de graduação em Psicologia, Música, Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação, além de colaborar com o curso de licenciatura indígena da UFC (KUABA). Coordena dois projetos de extensão nos quais filosofia e arte são associadas em vistas do desenvolvimento da sensibilidade e da criticidade dos beneficiados.Suas pesquisas atuais situam-se nas interfaces entre filosofia, educação e arte. Por sua aproximação com esses foi aceita como Professora Visitante da Simon Fraser University (SFU) em Vancouver/Canadá pelo período de agosto de 2014 à agosto de 2015. Desde então, tem coordenado pesquisa binacional (Brasil-Canadá) e composto a equipe de outras investigações em parceria com pesquisadores canadenses de diferentes províncias. É membra dos grupos de pesquisa: PESQUISAMUS (Brasil) e MODAL (Canadá) e faz parte do núcleo de sustentação do GT Hobbes da ANPOF.

Citas

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Publicado

29/08/2022

Cómo citar

Noronha Lopes, D. E., & Sousa Ferreira Gomes, R. H. (2022). Cuando den vez ao morro, toda la ciudad cantará: ATRAVESSAMENTOS ENTRE EMPODERAMENTO, ARTE E EDUCAÇÃO PENSANDO JUVENTUDES MARGINALIZADAS. Revista Da FUNDARTE, 50(50). https://doi.org/10.19179/rdf.v50i50.1098

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