Articulações a partir da arte moderna em duas propostas educativas com jovens da rede pública

Autores

  • Jéssica Maria Freisleben Universidade Federal de Santa Maria
  • Leonardo Charréu Universidade Federal de Santa Maria
  • Júlia Andressa Schütz Universidade Federal de Santa Maria
  • Letícia da Silva Ravanello Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Culturas juvenis, arte moderna, Artes Visuais

Resumo

O presente artigo aborda as propostas educativas trabalhadas com os jovens de duas escolas públicas de Santa Maria (RS), articulando a temática artística – Arte Moderna e Culturas Juvenis – e as complexidades de definir o conceito de moderno.  Através deste relato de experiência educativa, proporcionada pelo Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) do curso de licenciatura em Artes Visuais apresentaremos duas experiências de inserção no espaço escolar. Partindo do conhecimento prévio dos estudantes sobre a temática desenvolvida, tecemos desdobramentos, apresentamos definições e ressaltamos a importância deste movimento artístico-cultural brasileiro.

Biografia do Autor

Leonardo Charréu, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Doutor em Educação pela Universidade de Évora, Portugal e em Belas Artes pela Universidade de Barcelona, Espanha. Professor no Centro de Artes e Letras da UFSM. Contato: leonardo.charreu@gmail.com

Referências

BERINO, Aristóteles. FILHO, Aldo Victorio. SOARES, Maria. A fartura das Juventudes - tramas entre educação, mídia e arte. Rio de Janeiro: NAU, 2013.

BOAVENTURA, Maria Eugenia. 22 POR 22- A SEMANA DE ARTE MODERNA. São Paulo: EDUSP, 2008.

CABRAL, Stelamaris Rosa. Jovens culturas & culturas juvenis - um ensaio. In: BERINO, A.; FILHO, A.V.; SOARES, M.C.S. (Orgs). A fartura das juventudes - tramas entre educação, mídia e arte. Rio de Janeiro: Nau, 2013. pp.113-121.

FREITAG, Vanessa; OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. A produção contemporânea como espaço de conflito no ensino de artes. In: MARTINS, Raimundo. (Org.) Visualidade e educação. Coleção Desenrêdos. Goiânia: Funape, 2008, pp. 117-130.

HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.) Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed da UFSM, 2011.

___________________ Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000, pp. 176-184.

MAGALHÃES, Henrique. Fanzine definição. Ano: 2012. Disponível em: http://personalzine.wordpress.com/2012/03/07/fanzine-definicao/. Acesso 10 de dezembro, 2014.

REZENDE, Neide. A semana de arte moderna. São Paulo: Ática, 1993.

STUHR, Patrícia. A cultura Visual na arte-educação multicultura crítica. In: MARTINS, Raimundo. (Org.) Educação da Cultura Visual conceitos e contextos. Santa Maria: Ed da Ufsm, 2011. p. 131-152.

Downloads

Publicado

30.06.2016

Como Citar

Freisleben, J. M., Charréu, L., Schütz, J. A., & Ravanello, L. da S. (2016). Articulações a partir da arte moderna em duas propostas educativas com jovens da rede pública. Revista Da FUNDARTE, (31), P.155-P.171. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/333

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.