NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, ARTÍSTICA E PEDAGÓGICA EM OFICINAS DO CAPS

Autores

  • Gabriela Paludo Sulczinski Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil https://orcid.org/0009-0001-7299-4417
  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1273

Palavras-chave:

Arte e politica, Saúde mental, Oficina de artes, CAPS, Arte/educação

Resumo

Este artigo busca evidenciar uma experiência de atuação profissional no campo da arte, a qual envolveu o contato com a área da saúde mental. Com uma explanação e contextualização da conjuntura social e política do Brasil, apresenta os desafios que uma professora de artes, com formação para a atuação na Escola Básica, encontrou ao se deparar com a realidade dos CAPS, trabalhando como Oficineira de Artes. A autora buscou apresentar os aspectos do funcionamento institucional do CAPS, tangenciando o conhecimento pedagógico da área das artes que conduziu seu papel no referido contexto. Ao final, traça paralelos entre a Escola e o Centro de Atenção Psicossocial, envolvendo suas particularidades e disparidades de funções e objetivos.

Biografia do Autor

Gabriela Paludo Sulczinski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Artista Visual formada em Licenciatura pela UFRGS e Especialista em Artes pela UFPel. Mestranda em Poéticas Visuais na UFRGS, pelo PPGAV. Possui ênfase em desenho e performance, além do enfoque em história, teoria e crítica de arte. Em 2017, em intercâmbio na cidade de Montevidéu (Uruguai), participou do projeto de Extensão da Bienalsur, com o trabalho Metanovelas Austrais. Possui experiência em dança, tendo ministrado aulas de ballet na companhia Mimese Cia de Dança-coisa. Em 2014 entrou na Porto Alegre Companhia de Dança, com direção de Tânia Bauman, participando até início de 2017. Atualmente seu interesse de pesquisa se volta para a produção - autônoma ou interligada - das áreas de dança, artes visuais e música (canto). Participa do elenco de Sopranos desde 2020 no Coral da Orquesta Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Em 2021 coordenou o projeto Coalescer, criado por Laura Cattani, realizado com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc. Em 2023 finalizou sua especialização em artes e atualmente está cursando o Programa de Mestrado da UFRGS, em poéticas visuais.

ORCID: 0009-0001-7299-4417

E-mail: gabs0907@hotmail.com

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Doutora e Mestra em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Associada no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FaE/UFPel), Mestrado e Doutorado, na Linha de Pesquisa "Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas". Coordenadora do Projeto Artes Visuais do PIBID/UFPel (2014-2018). Líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (CNPQ). Licenciada em Educação Artística - Artes Plásticas (1987) e Bacharel em Pintura (1990). Especialista em Arte-Educação, Artes Plásticas (1990) pelo ILA/UFPel. Atuou com Professora Pesquisadora I no Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CLEC/UFPel - Universidade Aberta do Brasil - UAB (2013-2014). No período de 1991 a 2010 atuou como professora de Artes Visuais na Escola Municipal de Ensino Fundamental Almirante Raphael Brusque, em Pelotas, RS. Realiza atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão, com ênfase na temática da Formação de Professores: Mídias, tecnologias e Artes Visuais, Cultura Visual, Educação Estética e Experiência.

Referências

Conselho Federal de Psicologia (Brasil). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) no CAPS - Centro de Atenção Psicossocial. ed. rev. - Brasília: CFP, 2022. 146 p.

BRASIL. Lei no 10.216/2001, de 06 de Abril de 2001. Dispõe sobre a extinção progressiva dos manicômios e sua substituição por outros recursos assistenciais e regulamenta a internação psiquiátrica compulsória. A internação psiquiátrica só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. Brasília. DF: Câmara dos Deputados. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=20004> Acesso em: 18 de novembro de 2022.

FREIRE, Paulo. Ação Cultura pela Liberdade e outros escritos. 5a ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 60a edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

Publicado

04.12.2023

Como Citar

Paludo Sulczinski, G., & Polidori Zamperetti, M. (2023). NARRATIVAS DE UMA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, ARTÍSTICA E PEDAGÓGICA EM OFICINAS DO CAPS. Revista Da FUNDARTE, 57(57), e1273. https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1273

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)