Formação de professores no curso de licenciatura em música: uma experiência com a prática instrumental e composicional com a flauta-doce

Authors

  • Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres Centro Universitário Metodista IPA
  • Anete Susana Weichselbaum UNESPAR Campus de Curitiba I - Embap

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.639

Keywords:

licenciatura em música, prática instrumental, flauta-doce

Abstract

Esse texto apresenta um relato de experiência referente ao desenvolvimento da prática instrumental e composicional realizado com três turmas da disciplina de flauta doce em um curso de Licenciatura em Música ao longo de dois semestres. As variações foram analisadas por critérios musicais e de execução. Como aporte teórico, são considerados os conhecimentos e habilidades musicais (BALLANTYNE, 2005, 2006), os conhecimentos do conteúdo da matéria (SHULMAN, 1986) e conhecimentos e habilidades do conteúdo (WEICHSELBAUM, 2013), neste caso, a disciplina flauta doce. Ao finalizarmos essas reflexões, ressaltamos o quanto essa atividade foi instigante e desafiadora não só para os nossos alunos, mas também para nós professoras, no sentido de ampliarmos os nossos fazeres musicais em sala de aula e trabalharmos com diferentes propostas para a flauta doce no contexto do Ensino Superior, inclusive com o propósito de exercitarmos a escrita e análise de partituras e textos em conjunto.

Author Biography

Anete Susana Weichselbaum, UNESPAR Campus de Curitiba I - Embap

É formada em Licenciatura em Música pela EMBAP (atual campus de Curitiba I da UNESPAR), mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (2003) e doutora em Música – Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2013). Atualmente é professora adjunta na UNESPAR Campus de Curitiba I - Embap, e leciona no Curso de Licenciatura em Música, no Programa de Extensão em Música e em cursos de formação de professores lato sensu. É coautora do livro Sonoridades Brasileiras: método para flauta doce soprano. Desde 2013 lidera o Grupo de Pesquisas EPEM - Epistemologias e Práticas em Educação Musical na UNESPAR/Embap.

References

ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas: Editora da Unicamp, 2000.

BALLANTYNE, Julie. Effectiveness of preservice music teacher programs: Perceptions of early-career music teachers. 263 f. Thesys (Doctor of Philosophy). Centre for Innovation in Education, Queensland, Australia, 2005. Disponível em: <http://eprints.qut.edu.au/16074/1/Julie_Ballantyne_Thesis.pdf>. Acesso em 13/12/2011.

BALLANTYNE, Julie. Reconceptualising Preservice Teacher Education Courses for Music Teachers: The Importance of Pedagogical Content Knowledge and Skills and Professional Knowledge and Skills. In: Research Studies in Music Education, Number 26, 2006, p. 37-50. DOI: https://doi.org/10.1177/1321103X060260010101

BENNETT, Roy. Forma e Estrutura na Música. Tradução de Luiz Carlos Csëko, revisão técnica Luiz Paulo Horta. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986.

BRINGS, Allen; BURKHART, Charles; KAMIEN, Roger; KRAFT, Leo; PERSHING, Drora. Improvisation. In: A new approach to keyboard Harmony. New York: W.W. Norton & Company, Inc., 1979, p. 116- 130.

CAMPBELL, Patricia Shehan. Music Learning in the Ensemble Setting. In: Lessons from the world. A Cross-cultural Guide to Music Teaching and Learning. New York: Schirmer Books, 1991, p. 245-275.

COLWELL, Richard. Reflections on music teacher education. In: Action, Criticism, and Theory for Music Education, volume 10, n. 2, 2011, p. 127-160. Disponível em . Acesso em 20 de dezembro de 2011

CONWAY, Colleen Marie; HODGMAN, Thomas. Teaching music in higher education. New York: Oxford University Press, 2009.

FREIXEDAS, Cláudia Maradei. Caminhos criativos no ensino de flauta doce. 151 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

LIRA, Ilma. Rumo a um novo papel da flauta doce na educação musical brasileira. Dissertação (Mestrado em Educação Musical). York, Universidade de York, 1984.

MATTOS, Fernando Lewis de. Análise Musical I [ART 03163] – Apostila. Porto Alegre, agosto de 2006. Disponível em: <http://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Matos-Apostila_Analise_1.pdf>. Acesso em 20/10/2018.

PAOLIELLO, Noara de Oliveira. A flauta doce e sua dupla função como instrumento artístico e de iniciação musical. 43 f. Monografia (Graduação: Licenciatura Plena em Educação Artística – Habilitação em Música) – Centro de Letras e Artes – Instituto Villa-Lobos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, American Educational Research Association (AERA), Feb. 1986, v. 15, n. 2, p. 4-14. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X015002004

SHULMAN, Lee; SPARKS, D. Merging Content Knowledge and Pedagogy: An interview with Lee Shulman. Jornal of Staff Development, 13 (1), 14-16.

TRINDADE, Brasilena Pinto. O ensino-aprendizagem da disciplina Flauta Doce em Grupo I no Curso de Licenciatura em Música da Faculdade Evangélica de Salvador. In: XVI Encontro Anual da ABEM e VI Congresso Regional da ISME na América Latina, 8 a 11 de outubro de 2007, Campo Grande. Anais... Editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), 2007, não paginado.

WEICHSELBAUM, Anete Susana. Flauta doce em um curso de licenciatura em música: entre as demandas da prática musical e das propostas pedagógicas do instrumento voltadas ao Ensino Básico. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.

WEILAND, Renate; SASSE, Ângela; WEICHSELBAUM, Anete. Sonoridades Brasileiras: método para flauta doce soprano. Curitiba: DeArtes, 2009.

Published

28/06/2019

How to Cite

Rodrigues Torres, M. C. de A., & Weichselbaum, A. S. (2019). Formação de professores no curso de licenciatura em música: uma experiência com a prática instrumental e composicional com a flauta-doce. Revista Da FUNDARTE, 38(38), 164–189. https://doi.org/10.19179/2319-0868.639

Similar Articles

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.