A CULTURA HIP-HOP NA PRIMEIRA INFÂNCIA
RELATO DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1519Palavras-chave:
Estágio em Educação Infantil; Cultura Hip-Hop; Relato de experiência.Resumo
O presente trabalho propõe relatar as experiências vividas na Educação Infantil durante a realização do Estágio em Dança I do Curso de Dança Licenciatura da XXXXX. Neste componente curricular, em que o estudante vivencia atividades docentes na educação infantil e/ou anos iniciais do ensino fundamental, realizei minha prática em uma turma de maternal de uma escola municipal de Educação Infantil da cidade de XXXXX. Minha proposta pedagógica foi levar a Cultura Hip-Hop no contexto da Dança na primeira infância, fazendo relação com o Grafitti, o Hip-Hop Dance e o Tutting. Este relato vai descrever como construí as atividades que desenvolvi com as crianças, bem como minhas descobertas.
Referências
ANDRADE, Carolina Romano; GODOY, Kathya Maria Ayres de. Dança com criança: propostas, ensino e possibilidades. Curitiba: Appris, 2018.
BASTOS, Pablo Nabarrete. Contribuições Históricas do Movimento Hip Hop para Luta contra o Racismo e para a Comunidade da Juventude Negra e Periférica. Revista de comunicação dialógica UERJ, n. 3, p. 65-80, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/rcd.2020.50369. Acesso em: 13/12/2022. DOI: https://doi.org/10.12957/rcd.2020.50369
CAMARGO, Emerson. Dança de relações e experimentação. Curitiba, PR: Editora Íthala, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de Março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.18 de abr. de 2010
CABRAL, Jeferson Leonardo Manfroni. Batalhas da Vida: Um estudo das Batalhas de Dança e a preparação dos/as artistas de Hip Hop Dance. Trabalho de Conclusão de Curso de Dança Licenciatura - Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas RS, 2023. Disponível em:https://pergamum.ufpel.edu.br/acervo/125726 Acesso em: 10 mar. 2024.
DIAS. Cristiane Correia. A pedagogia hip hop: consciência, resistência e saberes em luta. 1.ed. - Curitiba: Appris, 2019.
MA, Jessie. What Is Hip Hop Dance? Learn the History & Moves at Home. Disponível em: https://www.steezy.co/posts/what-is-hip-hop-dance. Acesso em: 19 abr. 2023.
MENEZES, J. D. A. COSTA, M. R. FERREIRA, D. D. F. T. Escola e movimento Hip Hop: O campo das possibilidades educativas para a juventude. ETD - Educação temática digital, 12(esp.) 83-106. UNICAMP, SP, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.861 Acesso em: 23 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.861
PELOTAS. Documento Orientador Municipal - Referencial Curricular da Rede Municipal de Pelotas. Pelotas, 2020.
SILVA, Maria Eleni Henrique da. Formação permanente relacional numa leitura de Paulo Freire. In: FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque; SILVA, Maria Eleni Henrique da (orgs.). Formação Humana e Dialogicidade III: encantos que se encontram nos diálogos que acompanham Freire. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 126-157.
VIEIRA, Flávia Pagani. Fatores intervenientes nas performances de improvisação de dançarinos de Hip Hop na batalha de dança. Trabalho de conclusão de curso Tese (EDF Bacharelado), UNESC. Dez, 2015. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4263 Acesso em: 15 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jeferson Leonardo Manfroni Cabral, Andrisa Kemel Zanella, Ana Cristina Ribeiro Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.