A CULTURA HIP-HOP NA PRIMEIRA INFÂNCIA

RELATO DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1519

Palavras-chave:

Estágio em Educação Infantil; Cultura Hip-Hop; Relato de experiência.

Resumo

O presente trabalho propõe relatar as experiências vividas na Educação Infantil durante a realização do Estágio em Dança I do Curso de Dança Licenciatura da XXXXX. Neste componente curricular, em que o estudante vivencia atividades docentes na educação infantil e/ou anos iniciais do ensino fundamental, realizei minha prática em uma turma de maternal de uma escola municipal de Educação Infantil da cidade de XXXXX. Minha proposta pedagógica foi levar a Cultura Hip-Hop no contexto da Dança na primeira infância, fazendo relação com o Grafitti, o Hip-Hop Dance e o Tutting. Este relato vai descrever como construí as atividades que desenvolvi com as crianças, bem como minhas descobertas.

Biografia do Autor

Jeferson Leonardo Manfroni Cabral, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança. Agente Cultural,Artista, pesquisador, intérprete-criador e Professor de Dança. Atuante na dança desde 2014, Ministrou aulas de dança no Studio da Dança Thomas Marinho e na ONG Otroporto, E integrante e Co-diretor do grupo Coletivo de Dança de Pelotas, Organiza juntamente com Francine Lemos os Eventos de dança Interação Urbana, Intensivo de Hip Hop e Intensivo de Verão. Formado em Dança Licenciatura pelo curso de Dança UFPEL, o artista professor estuda as Danças Afrodiaspóricas e seus estilos específicos como: Hip Hop Dance, Tutting e Waacking. Fez aulas em Eventos como FIDU Festival-edição Virtual, Hip Hop District em São Paulo, ganhou bolsa de estudo CSDF Campinas Street Dance Festival na edição Online. Além de participar de videoclipes e fazer parte de shows ao vivo com artistas locais.

Andrisa Kemel Zanella, Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas/RS, Brasil

Professora adjunta dos Cursos de Dança-Licenciatura e Teatro-Licenciatura no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) - Linha: Narrativas (auto)biográficas, cultura escrita, Linguagem e Inclusão. Líder do GEPIEM - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (UFPel/RS).

Ana Cristina Ribeiro Silva, UFPEL

Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é docente no curso de Licenciatura em Dança, responsável pelos componentes curriculares: Laboratório de Danças Urbanas e Anatomia-Cinesiologia, coordena o projeto de pesquisas L.U.A. (Laboratório Ubuntu Afeto/Arte/Afrodiaspóricas/Américas) também é pesquisadora-colaboradora do Grupo de Pesquisa LABCAPO - Laboratório Capoeira (UFRJ) e OMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel).
B.Girl, idealizadora da companhia de dança Eclipse e da crew SAMBA B.Girls. Atua com preparação corporal, direção artística e produção de eventos. Foi responsável juntamente com Kico Brown em realizar a Battle Of The Year no Brazil em 2007.
Fez graduação em Educação Física, é Mestre e Doutora em Artes da Cena pela Unicamp.

 

Referências

ANDRADE, Carolina Romano; GODOY, Kathya Maria Ayres de. Dança com criança: propostas, ensino e possibilidades. Curitiba: Appris, 2018.

BASTOS, Pablo Nabarrete. Contribuições Históricas do Movimento Hip Hop para Luta contra o Racismo e para a Comunidade da Juventude Negra e Periférica. Revista de comunicação dialógica UERJ, n. 3, p. 65-80, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/rcd.2020.50369. Acesso em: 13/12/2022. DOI: https://doi.org/10.12957/rcd.2020.50369

CAMARGO, Emerson. Dança de relações e experimentação. Curitiba, PR: Editora Íthala, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de Março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.18 de abr. de 2010

CABRAL, Jeferson Leonardo Manfroni. Batalhas da Vida: Um estudo das Batalhas de Dança e a preparação dos/as artistas de Hip Hop Dance. Trabalho de Conclusão de Curso de Dança Licenciatura - Centro de Artes. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas RS, 2023. Disponível em:https://pergamum.ufpel.edu.br/acervo/125726 Acesso em: 10 mar. 2024.

DIAS. Cristiane Correia. A pedagogia hip hop: consciência, resistência e saberes em luta. 1.ed. - Curitiba: Appris, 2019.

MA, Jessie. What Is Hip Hop Dance? Learn the History & Moves at Home. Disponível em: https://www.steezy.co/posts/what-is-hip-hop-dance. Acesso em: 19 abr. 2023.

MENEZES, J. D. A. COSTA, M. R. FERREIRA, D. D. F. T. Escola e movimento Hip Hop: O campo das possibilidades educativas para a juventude. ETD - Educação temática digital, 12(esp.) 83-106. UNICAMP, SP, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.861 Acesso em: 23 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.861

PELOTAS. Documento Orientador Municipal - Referencial Curricular da Rede Municipal de Pelotas. Pelotas, 2020.

SILVA, Maria Eleni Henrique da. Formação permanente relacional numa leitura de Paulo Freire. In: FIGUEIREDO, João Batista de Albuquerque; SILVA, Maria Eleni Henrique da (orgs.). Formação Humana e Dialogicidade III: encantos que se encontram nos diálogos que acompanham Freire. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 126-157.

VIEIRA, Flávia Pagani. Fatores intervenientes nas performances de improvisação de dançarinos de Hip Hop na batalha de dança. Trabalho de conclusão de curso Tese (EDF Bacharelado), UNESC. Dez, 2015. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/4263 Acesso em: 15 jun. 2023.

Publicado

16.09.2024

Como Citar

Manfroni Cabral, J. L., Kemel Zanella, A., & Ribeiro Silva, A. C. (2024). A CULTURA HIP-HOP NA PRIMEIRA INFÂNCIA: RELATO DE UMA PRÁTICA DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1519. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1519

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.