EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: UMA CARTOGRAFIA SOBRE OS PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES EM GRADUAÇÃO

Autores

  • Ana Carolina Ribeiro Nogueira UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/735

Palavras-chave:

Artes Visuais, Formação universitária em Artes, Experiência artística

Resumo

Este relato de experiência é parte de uma pesquisa na qual investiguei o lugar da experiência artística durante o percurso de formação de estudantes de graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina. Procurei identificar conceitos e práticas relacionados a tal experiência, tentando compreender de que forma estes aspectos influenciam os percursos dos participantes desta pesquisa. Trabalhei com o método cartográfico a fim de compreender como os estudantes compõem e compreendem suas experiências durante o período de graduação. Aqui optei por apresentar duas partes da pesquisa que abordaram a relação dos estudantes com a universidade e com o curso de Artes Visuais como possibilidade de graduação e carreira profissional.

Biografia do Autor

Ana Carolina Ribeiro Nogueira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - UDESC

Professora, pesquisadora e artista. Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, na linha de pesquisa de Ensino das Artes Visuais e Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC/2014). Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CEART) e Pós-Graduada em Gestão Cultural pelo SENAC Santa Catarina (2011). Participa do Projeto de Pesquisa Paisagens Pedagógicas (UDESC-SC). É professora de Artes Visuais e atua no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Florianópolis, SC. Desenvolve pesquisa com ênfase no Ensino das Artes Visuais, abordando questões de currículo.

Referências

ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Ser artista, ser professor: razões e paixões do ofício. São Paulo: Editora da Unesp, 2009. 168 pp.

CORAZZA, Sandra Mara. Artistagens: filosofia da diferença e educação. Belo Horizonte. Autêntica, 2006.

DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

KASTRUP, Virginia; PASSOS, Eduardo; ESCÓSSIA, Liliana. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. (Coleção Experiência e Sentido).

MODOS de artistar na formação em Artes Visuais. 2018. (50m20s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=q0FW9k2jydM&t=374s>. Acesso em: 15 nov. 2018.

Downloads

Publicado

30.12.2020

Como Citar

Nogueira, A. C. R. (2020). EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTES VISUAIS: UMA CARTOGRAFIA SOBRE OS PERCURSOS FORMATIVOS DE ESTUDANTES EM GRADUAÇÃO. Revista Da FUNDARTE, 43(43), 1–15. https://doi.org/10.19179/2319-0868/735

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.