O estudo da cultura africana e afro-brasileira na formação inicial do professor de arte

Authors

  • Mariza Missako Sakamoto Faculdade Mozarteum de São Paulo

Keywords:

arte afro-brasileira, ensino de arte, formação docente

Abstract

O artigo aborda o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na escola, previsto na lei 10.639/03, com o objetivo de apresentar a complexidade deste assunto para promover a desconstrução de preconceitos e estereótipos, respeitando-se as diferenças através da aquisição de conhecimento. É abordado o conceito de cultura africana e afro-brasileira e sua inserção no contexto escolar. A pesquisa indica a importância deste estudo na formação inicial do professor de arte, relatando uma experiência no curso de Artes Visuais da Famosp, que culminou no projeto Totens, integrando pesquisa, criação, elaboração de oficina e participação em fórum e simpósio, possibilitando metodologias de ensino e ampliação do saber no campo da educação através da arte.

Author Biography

Mariza Missako Sakamoto, Faculdade Mozarteum de São Paulo

Professora universitária nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia.

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Published

06/10/2014

How to Cite

Sakamoto, M. M. (2014). O estudo da cultura africana e afro-brasileira na formação inicial do professor de arte. Revista Da FUNDARTE, (28), P. 153–167. Retrieved from https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/35

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