Actividad y experiencia en educación musical especial: un estudio en el contexto de México
Keywords:
Educação musical especial, formação de professores de música, trabalho docenteAbstract
Este escrito visa compreender a experiência e a atuação de professores de música que trabalham com pessoas com deficiência no contexto do México. A partir de um estudo multi-caso exploratório, usando entrevistas semi-estruturadas, discutimos os processos identificados nesta realidade à luz da teoria do trabalho docente (Tardif; Lessard, 2008). As análises giram em torno: 1) à construção da experiência docente, 2) à construção de sua prática educativa, e 3) ao seu processo de formação para atuação em dita realidade. Em conjunto, estes aspectos nos oferecem subsídios à compreensão deste fenômeno e, consequentemente, proposições que têm o intuito de incorporar à formação do educador musical a realidade da educação musical especial.
References
BASTIÃO, Zuraida Abud. A abordagem AME: elemento de mediação entre teoria e prática na formação de professores de música. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 23, mar. 2010.
BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2005.
BORNE, Leonardo. Pensando la evaluación como parte de um processo triple en la educación musical: primeras aproximaciones y consideraciones. In: Congreso Internacional de Educación: Evaluación. Memorias... Tlaxcala: UATx, 2014.
___. Tecnologías en la educación musical a distancia en contextos universitarios brasileños: una mirada hacia la práctica docente. Cuadernos de Musica, Artes Visuales y Artes Escenicas, v. 11, p. 80-95, 2016.
BORNE, Leonardo; MAFFIOLETTI, Leda. Yo y Los Otros: Relaciones e interacciones en la Educación Musical a distancia. Algunas miradas docentes. Revista Neuma, v. 8, p. 184-212, 2015.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
KRÜGER, Susana Ester. Educação musical apoiada pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): pesquisas, práticas e formação de docentes. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 14, mar. 2006.
MÉXICO, Secretaria de Educación Pública de México. Artes. Música. Guía de trabajo. Primer Taller de Actualización sobre los Programas de Estudio 2006. En <http://basica.sep.gob.mx/reformaintegral/sitio/pdf/secundaria/acompanamiento/primerTaller/musicaguia.pdf>. Consultado el 3 de agosto del 2014.
___. Decreto de 26/02/2013 que reforma artículos de la Constitución Política de los Estados Unidos Mexicanos. En http://dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo= 5288919&fecha=26/02/2013. Consulta el 15 de julio del 2014.
XXXX. 2015.
OTT, Pamela. Music for Special Kids: Musical Activities, Songs, Instruments and Resources. Jessica Kingsley Publishers, 2011.
PENNA, Maura. Mr. Holland, o professor de música na educação básica e sua formação. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 23, mar. 2010.
PIMENTA, Selma G. (org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2009.
SANMARTÍ, Neus. 10 Ideas Clave: Evaluar para aprender. Barcelona: Graó, 2007
SANTOS GUERRA, Miguel Ángel. Una flecha en la Diana: la evaluación como aprendizaje. Madrid: Narcea, 2003.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O Trabalho Docente - elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2008.
WOODHOUSE, D.; MCDOUGALL, A, Computers Promise and Challange in Education. Oxford: Blackwell Scientific Publications, 1986.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.