EVASÃO EM ESCOLAS ESPECIALIZADAS DE MÚSICA: UM ESTUDO SOBRE OS PERFIS DISCENTES INSPIRADO NA GROUNDED THEORY

Autores

  • Kelvin Cesar da Silva Mota Escola de Música de Sobral Instituto Ecoa/Sobral
  • Leonardo da Silveira Borne Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/778

Palavras-chave:

Evasão, Educação Musical, Grounded Theory.

Resumo

Este trabalho trata da evasão em escolas especializadas de música, e teve como objetivo gerar uma teoria acerca dos perfis estudantis com potencial para evadir. A coleta de dados ocorreu em Sobral/CE, tendo como participantes ingressantes no curso de violão (n1=156) e se baseou num questionário com dados demográficos e de instrução. Inspirada na proposta da Grounded Theory (TAROZZI, 2011), toda a análise é fundamentada nos dados a partir de categorias referentes a gênero, idade, escolaridade, residência e turno de matrícula. Cada categoria foi analisada individualmente e depois tiveram as informações cruzadas produzindo o perfil dos estudantes com potencial para evasão.

Biografia do Autor

Leonardo da Silveira Borne, Universidade Federal de Mato Grosso

Educador musical, pesquisador e flautista. É graduado em música - Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Educação - Educação Musical pelo PPG Educação da UFRGS, e doutor em Música - Educação Musical pela Universidad Nacional Autónoma de México, além de ter estudos em Musicoterapia pela Faculdades EST. Atuou e tem experiência profissional nas áreas de musicoterapia, educação infantil, educação especial e inclusão, experiência científica e profissional em desenvolvimento infantil, contextos não-formais, formação de professores e educação continuada, educação à distância e pedagogia universitária. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tendo passado pela UFC-Sobral, dedicando-se ao ensino, pesquisa e extensão nas áreas de educação musical, avaliação, teoria musical, percepção e solfejo, canto em grupo. Também se preocupa com os debates e a produção musical e educacional latinoamericana. Sua produção científica tem sido apresentada e publicada em diversos contextos regionais, nacionais e internacionais, destacando-se o FLADEM, a ISME, a ABEM e a ANPPOM.

Referências

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TAROZZI, Massimiliano. O que é a Grounded Theory? Petrópolis: Vozes, 2011.

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

Mota, K. C. da S., & Borne, L. da S. (2020). EVASÃO EM ESCOLAS ESPECIALIZADAS DE MÚSICA: UM ESTUDO SOBRE OS PERFIS DISCENTES INSPIRADO NA GROUNDED THEORY. Revista Da FUNDARTE, 43(43), 1–20. https://doi.org/10.19179/2319-0868/778

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