CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS E O ENSINO DE DANÇA NA ESCOLA

Autores

  • Josiane Franken Corrêa Universidade Federal de Pelotas
  • Iassanã Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Docência, Epistemologia, Dança.

Resumo

O texto apresenta uma reflexão a respeito do ensino de dança no meio escolar, sua relação com três modelos pedagógicos e seus respectivos pressupostos epistemológicos, a partir dos estudos de Becker (2008). Tendo por base uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, busca-se estabelecer conexões entre cada um desses modelos pedagógicos e suas abordagens por parte do professor de dança no ensino formal. O trabalho aponta para a necessidade de conscientização do profissional do ensino da dança em relação ao ato de ensinar e de análise crítica da própria prática docente como pontos de partida para a exploração das possibilidades e a superação dos limites que se apresentam na sala de aula.

Biografia do Autor

Josiane Franken Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Professora da Universidade Federal de Pelotas - Centro de Artes - Curso de Dança - Licenciatura. Doutoranda e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011/2012) - Bolsista CAPES. Especialista em Corpo e Cultura: ensino e criação pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Graduada em Dança - Licenciatura Plena pela Universidade de Cruz Alta (2008). Desenvolve pesquisa em Artes Cênicas com foco em: Formação Docente, Dança na Escola, Pedagogia do Teatro, Dança Contemporânea e Improvisação.

Iassanã Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Artes Cências pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Integrante do Núcleo de Experimentações Cênicas e Transversalidades (NECITRA).

Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e do Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora (2006) e Mestre (2000) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel e Licenciada em Artes Cênicas pela UFRGS (1984 e 1990).

Referências

BECKER, Fernando. Epistemologia subjacente ao trabalho docente. Porto Alegre: FACED/UFRGS, 1992. 387p. (Apoio INEP/CNPq).

BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. In: KARKOTLI, G (Org.). Metodologia: construção de uma proposta científica. Curitiba: Camões, 2008. p. 45-56.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. 130 p.

CORRÊA, Josiane Franken; SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Dança na Educação Básica: apropriações de práticas contemporâneas no ensino de dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 4, n. 3, 2014. p. 509-526.

FORTIN, Sylvie. Educação somática: novo ingrediente da aula técnica de dança. Tradução Márcia Strazzacappa. Cadernos GIPE-CIT, n. 2, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

MARQUES, Isabel. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

RENGEL, L. Os temas de movimento de Rudolf Laban: modos de aplicação e referências I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII. São Paulo: Annablume, 2008.

STRAZZACAPPA, Márcia. A tal “Dança Criativa”: Afinal, que dança seria? In: TOMAZZONI, Airton (Org.). Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010. p. 39-46.

Downloads

Publicado

20.12.2017

Como Citar

Corrêa, J. F., Martins, I., & Bertoni dos Santos, V. L. (2017). CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS E O ENSINO DE DANÇA NA ESCOLA. Revista Da FUNDARTE, 34(34), 31–44. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/456

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)