COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1388

Keywords:

BNCC Computing, Pedagogy, Early Childhood Education

Abstract

This work presents a case study on the initial training of a group of Pedagogy graduates. It aims to understand the conceptual gaps of undergraduates in relation to BNCC Early Childhood Education Computing. It also presents the experience of building teaching projects using ScratchJr. It was observed that most students, initially, understood the concept of “digital culture”, however, in relation to the terms “digital world” and “computational thinking”, they were unaware of their meanings. Another relevant result is related to the fact that the undergraduates realized that some activities already carried out with children in school routines, however, without pedagogical intention, are foreseen in the BNCC Computing curriculum guidelines.

Author Biographies

Fabrício Soares, Uergs/ UFRGS

é doutorando em Informática na Educação do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PGIE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Possui graduação em Matemática (licenciatura) e especialização em ensino da Matemática pela Faculdade Cenecista de Osório - FACOS e mestrado em Sistemas e Processos Industriais (área de Engenharia de Produção) pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Atuou como professor da Educação básica, no Ensino Fundamental, de 4ª a 8ª série. É Professor Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Unidade de Cruz Alta. Coordena e desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de educação matemática e tecnologias da educação, na formação de professores em informática educativa, em cursos direcionados a professores da educação básica. também foi orientador de estágio no curso de Pedagogia e professor do curso de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Atualmente, está cedido à SEDUC/RS, onde exerce a função de Coordenador Regional de Educação da 11ª CRE com sede em Osório/RS.

Patrícia Fernanda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

possui graduação em Ciências Exatas com habilitação integrada em Matemática, Física e Química pelo Centro Universitário Univates (2010); Mestre em Ensino de Ciências Exatas (2013); Doutora em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Atua como professora adjunta no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (Faced) e do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas sobre a eficácia do uso de ambientes virtuais, laboratórios reais e virtuais por adolescentes nas disciplinas de Ciências e Matemática.

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Published

16/09/2024

How to Cite

Soares, F., & Fernanda da Silva, P. (2024). COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1388. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1388

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