EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS COM PESSOAS IDOSAS: ALGUNS CONTRAPONTOS NA FERMATA PANDÊMICA

Autores

  • Estela Kohlrausch UFRGS
  • Rodrigo Sacco Teixeira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868/888

Palavras-chave:

Envelhecimento, Audiodrama, Musicistas amadores

Resumo

A pandemia da Covid-19 estabeleceu diferentes parâmetros de aprendizagem, convívio, criação e produção artística em virtude do isolamento social. Entre os diversos grupos de risco, considerando a questão etária, a população idosa foi fortemente impactada pelas medidas de distanciamento social. Nesse cenário, serão contrapostos dois estudos realizados com pessoas idosas: no âmbito das Artes Cênicas, desenvolveu-se um processo de criação em audiodrama mediado pelo tecnoconvívio, enquanto no musical serão apresentados os impactos relatados na prática de musicistas amadores em função da condição imposta pela fermata pandêmica.

Biografia do Autor

Estela Kohlrausch, UFRGS

Especialista em TIC-Edu (FURG) e Gestão Cultural (Senac), bacharel em Música (UFRGS) e licenciada em Música (UFSM). Atualmente cursa Mestrado em Educação (PPGEDU/UFRGS) sob orientação do Dr. Johannes Doll e é bolsista Cnpq.

Rodrigo Sacco Teixeira, UFRGS

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS) com bolsa CAPES de fomento à pesquisa. Licenciado em Teatro pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS. É ator, professor de teatro e audiodescritor-narrador.

Referências

BALTES, Paul B.; BALTES, Margret M. Psychological perspectives on successful aging: The model of selective optimization with compensation. In: BALTES Paul B.; Baltes M.M., Eds., Successful Aging: Perspectives from the Behavioral Sciences. Cambridge: Cambridge University Press, 1990 v.1, n.1, p. 1-34. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511665684.003

CASTRO, Carla da Silva Santana; CASTRO, José Marcelo de; COELHO, Venceslau; DOLL, Johannes. Envelhecimento populacional no Brasil e os desafios para a formulação de políticas educacionais para a terceira idade. In: Population Horizons. Oxford: LARNA Special Issue, 2020, p. 1-10. Disponível em: <https://www.ageing.ox.ac.uk/download/268> Acesso em 02 fev. 2020.

JARVIS, Peter. Aprendendo a ser uma pessoa na sociedade: aprendendo a ser eu. In: ILLERIS, Knud et al. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Tradução de Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre, RS: Penso, p. 31-45, 2013.

MENDONÇA, Renato. Conexões: Entrevista com Dubatti. Cena: Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Porto Alegre, ed. 10, 2011. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/26187/15321> Acesso em: 14 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/2236-3254.26187

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Portugal: Almedina, 2020.

SPRITZER, Mirna. Poética da Escuta. Voz e Cena, Brasília, v. 01, n. 01, p. 33-44, 2020.

STEBBINS, R. A. Amateurism and postretirement years. Journal of Physical Education and Recreation (Leisure Today supplement), 49(October), p. 40-41, 1978. DOI: https://doi.org/10.1080/00971170.1978.10617872

STEBBINS, R. A. Amateurs: on the margin between work & leisure. (vol. 6). SAGE Publications, Incorporated, 1979.

STEBBINS, R. A. Educating for serious leisure: Leisure education in theory and Practice. World Leisure and Recreation, 41(4), 14-19, 1999. DOI: https://doi.org/10.1080/10261133.1999.9674163

STEBBINS, Robert A. The serious leisure perspective: A synthesis. Springer Nature, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-48036-3

TRAGTENBERG, Livio. Contraponto - Uma Arte de Compor. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

Downloads

Publicado

30.03.2021

Como Citar

Kohlrausch, E., & Sacco Teixeira, R. (2021). EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS COM PESSOAS IDOSAS: ALGUNS CONTRAPONTOS NA FERMATA PANDÊMICA. Revista Da FUNDARTE, 44(44), 1–16. https://doi.org/10.19179/2319-0868/888