O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE ALTARES DE SANTO ANTÔNIO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1467Palavras-chave:
Santo Antônio de Pádua; Altar; Trezena; Processo Criativo; Memória.Resumo
No dia 13 junho de cada ano, a Igreja Católica celebra o dia de Santo Antônio de Pádua, um dos santos mais populares, venerado não somente em Pádua, onde foi construída uma basílica que acolhe os restos mortais dele, mas no mundo inteiro são estimadas pelos fiéis as imagens e estátuas que o representam com o lírio, símbolo da sua pureza, ou com o Menino Jesus nos braços, que lembram uma aparição milagrosa mencionada por algumas fontes literárias. Nosso artigo revela o processo de criação de altares domésticos para receber a imagem de Santo Antônio da trezena da matriarca da família e devota que realiza a reza em homenagem ao santo por mais de quarenta anos.
Referências
DUCHAMP, Marcel. O Acto Criativo. trad. Rui Cascais Parada. Portugal: Água Forte, 1997.
ELIADE. Mircea. O sagrado e o profano. Editora Martins Fontes. São Paulo. 1992.
LAGNADO, Lisette. Por uma revisão dos estudos curatoriais. Revista Poiésis, n° 26, p.81-97, 2015.
MATTOSO, Katia M. de Queirós. Bahia, século XIX: uma província no Império. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.
OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro. Religião e dominação de classe: gênese, estrutura e função do catolicismo romanizado no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.
POLLAK, Michel. Memória, esquecimento, silêncio. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.
SCOVINO, Felipe. Lygia Clark: reedição - Todo artista é um suicida. In Scovino, Felipe e Clark, Alessandra (org.). Breviário sobre o corpo. Revista Arte & Ensaios n.16. Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/ Escola de Belas Artes, UFRJ, julho de 2008.
VILHENA, Maria Ângela. Ritos: expressões e propriedades. Coleção temas do ensino religioso. São Paulo: Paulinas, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Claudio Rafael Almeida de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.