ARTE PARA QUÊ?

UMA PROPOSTA DE ENSINO DA ARTE A PARTIR DO MOVIMENTO DE VANGUARDA DADAÍSMO

Autores

  • Cristiane Lawall Universidade Feevale - Novo Hamburgo, RS/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1292

Palavras-chave:

Arte/educação, Abordagem triangular, Movimentos de vanguarda

Resumo

O presente artigo apresenta, além do relato de prática de ensino de artes aplicada à alunos do ensino fundamental nível II, reflexões sobre os diferentes aspectos do ensino de artes a partir da abordagem triangular da autora e arte educadora Ana Mae Barbosa. De acordo com a autora, o ensino de artes deve envolver a leitura de imagens, a contextualização historica e social, bem como o fazer artístico. O texto apresenta a análise das criações realizadas pelos educandos, com o objetivo de observar sua apreensão dos conceitos apresentados, e ainda a validade da proposta apliucada de acordo com as especificidades da etapa do desenvolvimento do público contemplado.

Palavras chave: Arte/educação. Dadaísmo. Abordagem triangular. 

 

 

Biografia do Autor

Cristiane Lawall, Universidade Feevale - Novo Hamburgo, RS/Brasil

Mestranda em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale. Pós-graduada em Metodologias em Arte Educação pela Faculdade Faveni Graduada em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Feevale. Voluntária no Projeto de Pesquisa “Território Nômade: migrações, transições e deslocamentos na fotografia contemporânea”.

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Publicado

25.03.2024

Como Citar

Lawall, C. (2024). ARTE PARA QUÊ? : UMA PROPOSTA DE ENSINO DA ARTE A PARTIR DO MOVIMENTO DE VANGUARDA DADAÍSMO. Revista Da FUNDARTE, 58(58), e1292. https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1292

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