TEORIAS EDUCACIONAIS SUBSIDIADORAS E SUBSIDIÁRIAS AO COMPUTER SUPPORTED COLLABORATIVE LEARNING
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1461Palavras-chave:
Teorias educacionais, CSCL, Piaget, VygostkyResumo
O presente artigo visa identificar como a teoria da aprendizagem colaborativa apoiada por computador (CSCL) é fundamentada pela teoria construtivista de Jean Piaget e sócio-construtivista de Lev Vygotsky, além de sua relação com outras contribuições teóricas. Essas teorias salientam a importância da interação social no processo de aprendizagem. Para tanto, compreender as inter-relações dessas teorias é fundamental para que os professores da educação básica e ensino superior possam criar e incorporar atividades construtivistas às suas estratégias de ensino, integrando o uso de recursos computacionais para promover a aprendizagem colaborativa entre os alunos, de maneira a atingir os domínios cognitivos superiores da taxonomia de Bloom na implementação da CSCL. Por fim, o artigo aborda o potencial de aplicação da CSCL com o metaverso, um ambiente virtual de aprendizado, destacando experimentos onde os alunos podem interagir colaborando, criando e aprendendo.
Referências
ANDERSON, Lorin W.; KRATHWOHL, David R. A taxonomy for learning, teaching, and assessing: A revision of Bloom's taxonomy of educational objectives. Addison Wesley Longman, Inc., 2001.
ARAÚJO FILHO, R., GITIRANA, V., & GONÇALVES, C. Colaboração em Atividade Online de Formação de Professores de Matemática. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(1), 156. 2016. Disponível em: doi:https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.156 . Acesso em: 02 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.1.156
BAILEY, Fiona; MOAR, Magnus. The Vertex Project: Children creating and populating 3D virtual worlds. Journal of Art & Design Education, v. 20, n. 1, p. 19-30, 2001. https://doi.org/10.1111/1468-5949.00246. DOI: https://doi.org/10.1111/1468-5949.00246
BEREITER, C., et al.. Scripted and unscripted aspects of creative work with knowledge. In B. K. Smith, M. Borge, E. Mercier, & K. Y. Lim (Eds.), Making a diference: Prioritizing equity and access in CSCL, 12th International Conference on Computer Supported Collaborative Learning (CSCL2017) (Vol. 2, pp. 751–757). International Society of the Learning Sciences Philadelphia, PA, 2017.
BLOOM, Benjamin, et al. Taxonomia de objetivos educacionais:domínio cognitivo. Tradução de Flávia Maria Sant'Anna. Porto Alegre: Globo, 1983.
BORSSOI, A. H., SILVA, K. A. P. da., & FERRUZZI, E. C.. (2021). Aprendizagem Colaborativa no Contexto de uma Atividade de Modelagem Matemática. Bolema: Boletim De Educação Matemática, 35(70), 937–958. UNESP, Rio Claro/SP, 2021. https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a17. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n70a17
CHI, MTH e WYLIE, R. (2014). A estrutura ICAP: Vinculando o envolvimento cognitivo a resultados de aprendizagem ativa. Psicólogo Educacional, 49(4), 219–243. https://doi.org/10.1080/00461520.2014.965823. DOI: https://doi.org/10.1080/00461520.2014.965823
CHOI, Beomkyu; BAEK, Youngkyun. Exploring factors of media characteristic influencing flow in learning through virtual worlds. Computers & Education, v. 57, n. 4, p. 2382-2394, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.06.019
DA SILVA, Patrícia Fernanda; ROCKENBACH TAROUCO, Liane Margarida. A Scaffolding Strategy to Organize Collaborative Learning. In: International Conference on Interactive Collaborative Learning. Cham: Springer International Publishing, 2022. p. 171-182.https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-26876-2_16 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-26876-2_16
DILLENBOURG, Pierre. Collaborative learning: Cognitive and computational approaches. Advances in learning and instruction series. Elsevier Science, Inc., PO Box 945, Madison Square Station, New York, NY 10160-0757, 1999.
DILLENBURG, Pierre. Design for classroom orchestration. Computers & Education.Volume 69, November 2013, Pages 485-492. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.compedu.2013.04.013> . Acesso em: 20 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2013.04.013
FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a Aprendizagem Colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, [S.l.], v. 27, n. 1, p. 133-153, jun. 2016. ISSN 1982-6248. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645902>. Acesso em: 02 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-7307201607908
HARASIM, Linda. Learning Theory and Online Technologies. 2ª ed. Routledge. New York. 2017. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315716831
KIRSCHNER, P. A.; ERKENS, G. Rumo a uma estrutura para pesquisa CSCL. Psicólogo Educacional, v. 48, n. 1, p. 1–8, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/00461520.2012.750227
KLEIN, E. L., VOSGERAU, D. S. R.. Possibilidades e desafios da prática de aprendizagem colaborativa no ensino superior. Educação, 43(4), 667–698. UFSM, Santa Maria/RS, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644429300 . Acesso em 02 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644429300
MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. 2ª ed. São Paulo, EPU, 2017. DOI: https://doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19958
PIAGET, Jean. The psychology of intelligence London: Routledge & Kegan Paul, 1950.
PIAGET, Jean . A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.
PIMENTEL, M.; FUKS, H. (Org.). Sistemas Colaborativos. Editora SBC/Elsevier, São Paulo, 2011.
RITELLA, Giuseppe; HAKKARAINEN, Kai. Instrumental genesis in technology-mediated learning: From double stimulation to expansive knowledge practices. International Journal of Computer-Supported Collaborative Learning, v. 7, p. 239-258, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/s11412-012-9144-1
SCARDAMALIA, Marlene, BEREITER, Carl. Knowledge building: Theory, pedagogy, and technology. In: Cambridge Handbook of the Learning Sciences, p. 97-118, DE CORTE, Erik, et al., New York: Cambridge University Press. 2006. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511816833.008
SOUTHGATE, Erica et al. School students creating a virtual reality learning resource for children. In: 2022 IEEE Conference on Virtual Reality and 3D User Interfaces Abstracts and Workshops (VRW). IEEE, 2022. p. 01-06. doi: 10.1109/VRW55335.2022.00060. DOI: https://doi.org/10.1109/VRW55335.2022.00060
SILVA, Patrícia Fernanda da. O uso das tecnologias digitais com crianças de 7 meses a 7 anos: Como as crianças estão se apropriando das tecnologias digitais na primeira infância? 2017. 232 f. Orientadora Léa da Cruz Fagundes. Coorientador: Crediné Silva de Menezes. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/168851. Acesso em 19 fev. 2024.
STAHL, G.; HAKKARAINEN, K. . Theories of CSCL. In: Cress, U., Rosé, C., Wise, A.F., Oshima, J. (eds) International Handbook of Computer-Supported Collaborative Learning. Computer-Supported Collaborative Learning Series, vol 19. Springer, 2021. Disponível em: < https://doi.org/10.1007/978-3-030-65291-3_2 >. Acesso em: 10 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-65291-3_2
TAROUCO, L. M. et al. Aprendizagem e avaliação em um Ambiente de Realidade Virtual Cooperativo de Aprendizagem (Projeto ARCA). Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 6, 2000.
TAROUCO, Liane Margarida R., MACHADO, Luís Antônio L. M., SILVA, Teresinha Letícia, TIMÓTEO, Dúlcio Joaquim Antonio. POSSIBILIDADES DO METAVERSO COMO RECURSO EDUCACIONAL. Revista da FUNDARTE, v. 56, n. 56, p. 1-22, 2023. DOI: https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1268
VOGEL, F.; WEINBERGER, A.; FISCHER, F.. Collaboration Scripts: Guiding, Internalizing, and Adapting. In: Cress, U., Rosé, C., Wise, A.F., Oshima, J. (eds) International Handbook of Computer-Supported Collaborative Learning. Computer-Supported Collaborative Learning Series, vol 19. Springer, 2021. https://doi.org/10.1007/978-3-030-65291-3_18 DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-65291-3_18
WEINBERGER, A. Princípios de scripts de colaboração transacionais suportados por computador. Jornal Nórdico de Alfabetização Digital, v. 6, n. 3, p. 189–202, 2011. DOI: https://doi.org/10.18261/ISSN1891-943X-2011-03-06
VYGOTSKY, Levy. Mente na sociedade. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1930.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luís Antônio Licks Missel Machado, Fabrício Soares, Miriam dos Santos Nunes, Patrícia Fernanda da Silva, Liane Margarida Rockenbach Tarouco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.