TEXTO E IMAGEM EM DIÁLOGO: MODOS DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA DE UMA JOVEM COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Autores

  • Lucia Helena Reily Universidade Estadual de Campinas
  • Adriana Lia Friszman de Laplan Universidade Estadual de Campinas
  • Débora Dainez Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.786

Palavras-chave:

Ensino de Artes Visuais, Desenvolvimento Cultural, Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

A linguagem torna o ser humano capaz de um desenvolvimento de caráter cultural, responsável pela criação de processos simbólicos e de diferentes tipos de produtos, como textos e imagens que circulam socialmente. As particularidades dos modos de apropriação desses processos podem
informar a compreensão sobre a interação dos sujeitos com os objetos de cultura e sobre as formas em que estes afetam o processo de desenvolvimento. O presente trabalho reflete sobre um corpus de registros de atividades de leitura, escrita e desenho, realizadas no contexto de aulas de arte, das
quais participou uma adolescente com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. O estudo analisa os modos de apropriação da escrita e da imagem e indaga sobre as possibilidades que cada suporte oferece no sentido de promover o desenvolvimento e a aprendizagem, a fruição, a criatividade e a participação na cultura.

Biografia do Autor

Lucia Helena Reily, Universidade Estadual de Campinas

É arte-educadora, professora na Universidade Estadual de Campinas. Graduada com Bacharel em
Artes pela Universidade de Indiana, EUA, com revalidação em Educação Artística pela Pontifícia
Universidade Católica de Campinas. Fez mestrado e doutorado em Psicologia Escolar na
Universidade de São Paulo e livre docência em Linguagem na Universidade Estadual de Campinas.
Realiza pesquisas na área de ensino de Artes Visuais e Estudos da Deficiência.

Adriana Lia Friszman de Laplan, Universidade Estadual de Campinas

Pedagoga, mestre e doutora em Educação e livre docente em Desenvolvimento Humano pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, estuda e pesquisa temas relacionados ao Desenvolvimento Humano, Educação Inclusiva, aquisição da linguagem oral e escrita e a políticas e práticas de educação. 

Débora Dainez, Universidade Estadual de Campinas

Fonoaudióloga, mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, estuda e pesquisa temas relacionados ao Desenvolvimento Humano, Linguagem, Educação Especial e Inclusiva, Perspectiva Histórico-Cultural.

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Publicado

30.09.2020

Como Citar

Reily, L. H., de Laplan, A. L. F., & Dainez, D. (2020). TEXTO E IMAGEM EM DIÁLOGO: MODOS DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA DE UMA JOVEM COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO. Revista Da FUNDARTE, 42(42), 01–32. https://doi.org/10.19179/2319-0868.786

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