INSTAURAR ESPAÇOS DE PARTILHA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ARTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1419Palavras-chave:
Formação docente em artes visuais, espaços de partilha, arte/educaçãoResumo
O presente artigo parte dos percursos docentes tramados na disciplina de Estágio Curricular em artes visuais, ensaia e repensa a formação inicial de arte educadores/as a partir da instauração de espaços de partilha. A escrita provoca compreender a formação docente como lugar praticado (CERTEAU, 2014) e desdobra-se sobre as docências que constituem-se pelo ato de partilhar, pelo contágio, pelo [com]tato. Sendo assim, com inspirações na A/R/Tográficas (IRWIN, 2013), propõe-se instaurar espaços de partilha como prática de metodologias outras. Assim, hooks (2017); Freire (1987); Nóvoa (2014); Pereira (2016) entre outros autores que aqui são trazidos, estão relacionados a este momento de instauração da troca e da trama que colaborativamente vão constituindo os saberes e a constituição de si docente. Em primeiro momento trata-se do espaço de patilha por meio das narrações de si e do diálogo, por fim, discorre sobre o caráter relacional e coletivo da arte/educação na perspectiva da formação estética.
Referências
BOURRIAUD, Nicolas. Formas de vida. A arte moderna e a invenção de si. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BOURRIAUD, N. Pós-Produção: como a arte reprograma a vida. São Paulo: Martins Fontes, 2009a.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009b.
BORRE, Luciana. Bordando afetos na formação docente. Conceição da Feira: Andarilha Edições, 2020.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: 1. Artes do fazer. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.
DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. Pesquisa educacional baseada em arte: A/R/Tografia. Editora UFSM, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1987
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: uma proposta para uma nova narrativa educacional [Tradução de Ana Duarte]. Porto Alegre: Mediação,
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo (Nova edição). Editora Companhia das Letras, 2019.
LARROSA BONDÍA, Jorge; CARDARELLO, Carla Giovanna Lamas; FISCHER, Rosa Maria Bueno. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 29, n. 1 (jan./jun. 2004), p. 27-43, 2004.
NÓVOA, António. Educação 2021: para uma história do futuro. Educação, Sociedade & Culturas, n. 41, p. 171-185, 2014.
OLIVEIRA, Marilda Oliveira de (Org.). Arte, educação e cultura. Santa Maria: UFSM, 2015.
PEREIRA, Marcos Villela. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: UFSM, 2016.
SANTANA, Anthony Fábio Torres; PEREIRA, Marcos Villela. Da Constituição da Professoralidade ou Como Alguém se Torna Professor. REVELLI, v.11, 2019.
SCHNEIDER, Daniela da Cruz. Da feitura de si: por um gesto artístico na formação. 2018. 77f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de 59 Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018. Disponível em: < http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4395>. Acesso em: 30 de abr. 2022
_________; MONTEIRO, Lívia Lempek Trindade; MONTEIRO, Rafaela Alves. [COM]TATO: Práticas formativas com e em Artes Visuais para Transcender o hoje. In: XXX Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil, 2021, Pelotas. Anais do XXX Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil [recurso eletrônico]: Poéticas para transcender e enfrentar o amanhã. Pelotas: UFPEL, 2021. p. 796 – 807.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 lívia Lempek Trindade Monteiro, Ursula da Rosa Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.