O PIONEIRISMO DAS DANÇAS URBANAS EM RIO GRANDE/RS

DE AUTODIDATAS À PROFISSIONALIZAÇÃO

Autores

  • Denise Costa Prefeitura do Rio Grande
  • Rodrigo Lemos Soares Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação https://orcid.org/0000-0002-1690-8991
  • Leila Cristiane Pinto Finoqueto Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação
  • Simone de Araujo Spotorno Marchand Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande
  • Vithória Silva Oleiro Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação
  • Daniela Ricarte Teixeira Pollezi do Amaral Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós- Graduação em Educação
  • Daiana Viacelli Fernandes Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação
  • Gabriel Baldez Furtado Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1179

Palavras-chave:

Danças Urbanas, Profissionalização, Pioneirismo, Dança

Resumo

Esta pesquisa objetiva evidenciar pessoas que contribuíram para o surgimento e o desenvolvimento das Danças Urbanas no município do Rio Grande/RS. Através de estudo de cunho qualitativo, caracterizado como uma pesquisa descritiva, e tendo como instrumento de pesquisa e coleta de informações a entrevista semi-estruturada. Realizamos uma entrevista com dois bailarinos que propuseram as Danças Urbanas sistematizada e com vistas à profissionalização. Identificamos os atravessamentos das Danças Urbanas com os estúdios de dança da cidade, seu processo de profissionalização e a projeção de bailarinos e professores que são reconhecidos como os pioneiros e líderes de grupos de dança importantes no município.

Biografia do Autor

Rodrigo Lemos Soares, Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação

Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Pedagogo pela Faculdade Intervale; Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (FAE - PPGE - UFPEL), na linha de pesquisa Epistemologias descoloniais, Educação transgressora e Práticas de transformação; Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em ampla parceria entre FURG - UFRGS - UFSM, do Instituto de Educação, na linha de pesquisa: Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos; Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande, no programa de Pós-Graduação em História (PPGH - FURG) do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), na linha de pesquisa Campos e linguagens da História; Especialista em Ensino de Artes, pela Faculdade Intervale; Especialista em Educação Física Escolar pela Pós-Graduação em Educação Física escolar do Instituto de Educação - FURG; Discente do curso de graduação em Dança - licenciatura (UFPEL) e Técnico em Enfermagem (SENAC/ COREN - RS). Pesquisador do CORPOGRAFIAS - Laboratório de Estudos da Cultura Corporal, Movimento e Gesto: o centenário da dança em Rio Grande/ RS (1920-2020) (IE/ FURG); do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS), do Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA UFPEL - CNPq/ CAPES) e, também do Observatório de Políticas Públicas da Cultura Corporal (OCUCO - FURG). Tem experiência na área de Educação Física escolar e não escolar; Danças clássicas, modernas étnico e folclóricas; Ginástica Artística e Rítmica, Recreação e Lazer, na Educação Popular em cursos Pré-ENEM, Professor conteudista, revisor de textos e materiais didático pedagógicos para instituições de ensino superior (graduação e pós-graduação) e em Tutoria presencial e a distância. Professor substituto lotado no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande com atuação nos cursos do Instituto de Educação (IE), Instituto de Letras e Artes (ILA), Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), bem como, nas práticas desportivas ofertadas a todos os cursos desta instituição.

Leila Cristiane Pinto Finoqueto, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação

Formada em Educação Física (UFSM); Especialista em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Mestre em Educação (UFSM). Doutora em Educação (UFPel); Professora Adjunta do curso de Educação Física lotada no Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Coordenadora do Festival de Artes Corporais do Rio Grande e Seminário de Estudos e Pesquisas em Educação Física & Danças. Criadora e Líder do Grupo de Pesquisa CORPOGRAFIAS ? LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA CULTURA CORPORAL, MOVIMENTO E GESTO: AS DANÇAS EM SUAS MÚLTIPLAS MANIFESTAÇÕES. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas ECCOS - Educação, Corpo, Cultura do movimento humano e Sociedade. Ingressou na FURG como docente em agosto de 2008, atuando principalmente nos seguintes temas: Danças; Educação Física Escolar; Currículo e Práticas Pedagógicas.

Simone de Araujo Spotorno Marchand, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela FURG, na linha de Políticas Educacionais e Currículo. Especialista em Dança pela PUC/RS. Graduada em Educação Física Licenciatura Plena pela UFPel. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande. Membro do Grupo de Pesquisa CORPOGRAFIAS - Laboratório de Estudos da Cultura Corporal, Movimento e Gesto: as danças em suas múltiplas manifestações. Tem interesse na área da Dança, Educação Física e Educação.

Vithória Silva Oleiro, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG) na linha de pesquisa: Formação de Professores e Práticas Educativas. Graduada em Educação Física/Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (2019). Membro do Grupo de Pesquisa CORPOGRAFIAS - Laboratório de Estudos da Cultura Corporal, Movimento e Gesto: As Danças em suas múltiplas manifestações. Membro do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Unviersidade Federal do Rio Grande - GPASP (FAMED/FURG). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, Dança e Ginástica (Artística e Ritmica).

Daniela Ricarte Teixeira Pollezi do Amaral, Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Educação - Programa de Pós- Graduação em Educação

Mestra em Educação, pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com a dissertação ?Quem Dança a Dança? dizeres das/nas licenciaturas sul-rio-grandenses em dança?. Licenciada em Dança, pela mesma universidade, com o trabalho de conclusão de curso ?Gordos que Dançam: estratégias para se estabelecer no campo?. Também é licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Interessada nas questões, conexões e aproximações dos temas corpo, diversidade, dança, educação e comunicação.

Daiana Viacelli Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação da FURG. Bolsista PPGedu-FURG. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba (2010), graduação em Educação Física pela União de Ensino do Sudoeste do Paraná (2011) e especialização em artes pela Faculdade Internacional de Curitiba (2012). Possui registro definitivo na habilitação de artista com funções de coreógrafa e dançarina sob o nº 0026659/PR. Entre 2014 e 2018 fez parte da Loughborough University Belly Dance Society - Inglaterra e foi bailarina residente do Tarboush - restaurante internacional.Tem experiência nas áreas de Produções Culturais, Artes, Pedagogia e Educação Física, com ênfase em Danças e Alongamento. Pesquisa em Esporte para o Desenvolvimento, Dança, Movimentos Sociais e Sociologia do Esporte.

Gabriel Baldez Furtado, Universidade Federal do Rio Grande (FURG) - Instituto de Educação

Pedagogo pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Curriculares na Educação Física (GEPCEF), do(a) Universidade Federal do Rio Grande. Pesquisador no grupo de pesquisa CORPOGRAFIAS - LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA CULTURA CORPORAL, MOVIMENTO E GESTO: O CENTENÁRIO DA DANÇA EM RIO GRANDE/RS (1920-2020), do(a) Universidade Federal do Rio Grande. Coordenador do Projeto Evidance Ilha da Torotama, na EMEF Cristóvão Pereira de Abreu, Rio Grande - RS. Tem experiências em autoria e co-autoria em produção de Textos e Vídeos, para E-books, Eventos e Periódicos.

Referências

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Publicado

27.06.2023

Como Citar

Costa, D., Lemos Soares, R., Pinto Finoqueto, L. C., de Araujo Spotorno Marchand, S., Silva Oleiro, V., Ricarte Teixeira Pollezi do Amaral, D., … Baldez Furtado, G. (2023). O PIONEIRISMO DAS DANÇAS URBANAS EM RIO GRANDE/RS: DE AUTODIDATAS À PROFISSIONALIZAÇÃO. Revista Da FUNDARTE, 55(55). https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1179

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