CORPOS-CADEIRA

RESTRIÇÕES DA MOVENÇA DO CORPO COMO EFEITO DE VIOLÊNCIA COLONIAL NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Daniel Silva Aires UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Monise Gomes Serpa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fellipe Santos Resende Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1204

Palavras-chave:

Dança, Performance, Decolonial

Resumo

Este artigo reflete sobre como restrições de movimento constituem efeito da violência colonial nos corpos em situação de educação. Para tal, se relata a experiência da performance Corpos-cadeira, realizada no contexto universitário, com objetivo de analisar os lugares do corpo e suas movenças como elementos questionadores de experiências pedagógicas, metodológicas e estruturantes de hegemonias pautadas no controle sobre os corpos. Os pressupostos teóricos giram em torno da descolonização da educação com foco nos corpos de seus agentes, indicando possibilidades de fraturar as lógicas de violência e domesticação em prol de uma educação emancipadora, capaz de cegar a mira colonial.

Biografia do Autor

Daniel Silva Aires, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Artista e pesquisador de danças e visualidades multimídia; Doutor e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Dança (UFRGS); Licenciado em Dança (UFRGS); Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Monise Gomes Serpa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Artista, performer e desenvolve projetos artísticos voltados para o tema das feminilidades e os seus desafios na contemporaneidade. Psicóloga pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduanda em Dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fellipe Santos Resende, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Artista e pesquisador em Dança. Doutorando e mestre pelo Programa de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC-UFRGS), especialista e licenciado em Dança (UFRGS) e bacharel em Fisioterapia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Referências

BECKER, Fernando. Educação & realidade. Porto Alegre. v.19, n.1, jan./jun., p.89-96, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf. Acesso em: 26 jun. 2022.

FALKEMBACH, Maria Fonseca. Quem disse que não tem espaço para a Dança na Escola? In: FERREIRA, Taís; FALKEMBACH, Maria Fonseca. Teatro e Dança nos anos iniciais. Porto Alegre: Medicação, p.59-69, 2012.

GOELLNER, Silvana Vilodre. A produção cultural do corpo. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre. (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. p. 28-40. Petrópolis: Vozes, 2003.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MORANDI, Carla. O ensino de Dança nas escolas: introdução. In: STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação artística da Dança. 4.ed. Campinas-SP: Papirus, p. 71-76, 2006.

PINEAU, Elyse Lamm. Pedagogia crítica-performativa: encarnando a política da educação libertadora. In: PEREIRA, Marcelo de Andrade. (Org.). Performance e Educação: (des)territorializações pedagógicas. Santa Maria: Ed. da UFSM, p.37-58, 2013.

RUFINO, Luiz. Vence-demanda: educação e descolonização. Rio de Janeiro: Mórula, 2021.

RUFINO. Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.

SIMAS, Luiz Antonio; RUFINO, Luiz. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.

SIMAS, Luiz Antonio. Pedrinhas miudinhas: ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros. MV Serviços e Editora LTDA-Mórula Editorial, 2013.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3.ed. 8.reimpr. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

SOUZA, Beatriz de Paula Souza. Puxando o tapete da medicalização do ensino: uma outra educação é possível. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 25, n. 1, p. 299-316, 2014.

SOUZA, Beatriz de Paula Souza. Professora desesperada procura psicóloga para classe indisciplinada. In: MACHADO, Adriana Marcondes Machado; SOUZA, Marilene Proença Rebello de. (Orgs). Psicologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, p-101-110, 1997.

STRAZZACAPPA, Márcia. Dança na Educação: discutindo questões básicas e polêmicas. In: STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação artística da Dança. 4.ed. Campinas-SP: Papirus, p.15-27, 2006.

Publicado

27.06.2023

Como Citar

Silva Aires, D., Gomes Serpa, M., & Santos Resende, F. (2023). CORPOS-CADEIRA: RESTRIÇÕES DA MOVENÇA DO CORPO COMO EFEITO DE VIOLÊNCIA COLONIAL NA EDUCAÇÃO. Revista Da FUNDARTE, 55(55). https://doi.org/10.19179/rdf.v55i55.1204

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.