HISTÓRIAS DA DANÇA QUE NOS CONTAM
A HISTÓRIA DA DANÇA COMO CONTEÚDO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL (1980-2020)
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1159Palavras-chave:
ensino de dança, história da dança, Brasil, ensino superiorResumo
Este artigo apresenta as informações e análises iniciais de um estudo dedicado a compreender como ocorreu/ocorre o ensino de história da dança em nosso país. Para tanto, a pesquisa arquivou e analisou Projetos Políticos Pedagógicos (PPC’s) de trinta e três instituições de ensino superior que atualmente oferecem cursos de Dança. Para lidar com esse material, foi adotado uma metodologia quanti-qualitativa. O procedimento quantitativo foi salutar para elaboração de gráficos que demonstram visualmente, as condições gerais do ensino de história da dança. Num segundo momento, essas informações foram utilizadas para iniciar um processo de compreensão qualitativa dos dados analisados, os quais são aqui realizados ainda de modo introdutório. Para subsidiar esta proposta de investigação e os debates a partir das informações encontradas, este estudo dialoga com teorias das áreas da história e dos estudos em dança.
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