Revista da FUNDARTE

Uma publicação semestral da Editora da Fundação Municipal de Artes de Montenegro.


Imagem da exposição A POÉTICA DA DOBRA de Pâmela Reis na Galeria de Arte Loide Schwambach, de 6 de junho a 7 de julho de 2017, na FUNDARTE

Notícias

 

ARTE, EDUCAÇÃO E PERFORMANCE

 

A Revista da FUNDARTE está selecionando artigos para o nº 34 que será editado em dezembro de 2017. Confira o edital permanente.

A REVISTA da FUNDARTE, criada em 2001, é uma revista de cunho acadêmico, que desde a sua criação busca refletir sobre a temática da  Arte, Educação e Performance. Os artigos são resultantes de estudos teóricos, pesquisas e reflexões sobre práticas artísticas e docentes, nas quatro áreas das Artes: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. A partir de 2013, a publicação passou a ser eletrônica, através do sistema SEER (Sistema de Editoração Eletrônica de Revista).

            Os textos são selecionados, tendo como principal critério a sua contribuição à Arte, Educação e Performance, bem como a originalidade do tema, o tratamento dado ao assunto, a consistência, o rigor da abordagem teórica e a qualidade do texto. O processo de avaliação dos artigos enviados para submissão obedece a análise quanto à forma, ao mérito e, finalmente, a revisão e adequação do trabalho às normas constantes no Edital.

            A Revista da FUNDARTE é semestral e a sua publicação é feita em julho e em dezembro de cada ano, entretanto aceita artigos durante todo  esse período, os quais quando recebidos, através do sistema SEER, já iniciam o processo que pode resultar na sua publicação.

            A cada dois anos, a REVISTA da FUNDARRTE é submetida a avaliação da CAPS, o que a coloca como um importante canal de divulgação de pesquisas acadêmicas, relativas a sua área de abrangência.

 

 

 
Publicado: 2017-07-11 Mais...
 
Outras notícias...

n. 33 (17): Arte, Educação e Performance

REVISTA DA FUNDARTE
Uma publicação
semestral da Editora da Fundação Municipal de Artes de Montenegro - Ano 17, número 33, janeiro/julho 2017.

 

Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE
 Legario Guilherme Nabinger - Presidente do Conselho Técnico Deliberativo
André Luis Wagner- Diretor Executivo
Julia Maria Hummes - Vice-diretora Executiva
Priscila Mathias Rosa – Vice-diretora Executiva

 

Coordenação da Edição:  Márcia Moura Cordeiro Pessoa Dal Bello e Júlia Maria Hummes

 

Julia Maria Hummes (FUNDARTE/RS)

Márcia Moura Cordeiro Pessoa Dal Bello (FUNDARTE/RS)

Vanessa Longarai Rodrigues (FUNDARTE/RS)

Marco Túlio Coutinho  (FUNDARTE/RS)

Carine Klein (FUNDARTE/RS)

Cristina Rolim Wolffenbüttel (UERGS/RS)

Maria Isabel Petry Kehrwald

                          Comissão Editorial

 

Luciana Prass (UFRGS/RS)

Carmen Lúcia Capra (UERGS/RS)

Edgardo Hugo Martinez (UNL/SANTA FE)

Maria Eduarda Ferreira Coquet

(UNIVERSIDADE DO MINHO/PORTUGAL)

Andrea Hofstaeter (UFRGS/RS)

Flavia Pilla do Valle (UFRGS/RS)

Federico Gariglio (UNL/SANTA FE)

Ana Maria Haddad Baptista (UNINOVE/SP)

Gilberto Icle (UFRGS/RS)

Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres (IPA/RS)

Comissão Científica

 

Editoração eletrônica: Júlia Maria Hummes

Capa: Estevão Dornelles

Concepção e composição gráfica: Estevão Dornelles

Foto da Capa: Estevão Dornelles

Revisão ortográfica: Dorian Wolff

 

Imagem da Exposição A Poética da Dobra de Pâmela Reis que ocorreu de 6 de junho a 7 de julho de 2017, na Galeria de Arte Loide Schwambach da FUNDARTE.

 

REVISTA DA FUNDARTE

Rua Capitão Porfírio, 2141 - B. Centro CEP: 95780-000 – Montenegro/RS–Brasil Fone/fax: (51) 3632-1879

Home-page: seer.fundarte.rs.gov.br

revistadafundarte@fundarte.rs.gov.br

Periodicidade: Semestral

 É permitida a reprodução dos artigos desde que citada a fonte. Os conceitos emitidos são de responsabilidade de quem os assina. Para os artigos em língua estrangeira será respeitada a formatação do país de origem.

 

 CURRÍCULOS DOS AUTORES DESTA EDIÇÃO

Flávia Pilla do Valle (UFRGS):Doutora em Educação pela UFRGS. Mestre em Dança pela New York University e Especialista pelo Laban/Bartenieff Institute, ambos reconhecidos pela UFBA. Tem experiência em dança contemporânea, moderna, balé e nas danças de vertente criativa. Faz parte do corpo docente da graduação em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID/UFRGS).

 Priscila Lourenzo Jardim (UFRGS): É graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bolsista do Projeto de Extensão Teatro e Dança com Alunos Surdos IV.

Márcia Berselli (UFSM; UFRGS): Professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria.

Viviane Marques Miranda (UNINOVE): Professora de Língua Portuguesa e LIBRAS para surdos em uma Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos e mestranda em Educação pela UNINOVE.

Marcos Antônio Bessa-Oliveira (UEMS): Graduado em Artes Visuais e Mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS; Doutor em Artes Visuais pelo IAR-UNICAMP.

Maria Benincá (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS): Bacharel em Música, com habilitação em piano pela UFRGS e mestre em Música – área de concentração Educação Musical pela mesma universidade. Atualmente, é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS.

Diego Herencio (FUNDARTE): Licenciado em Música pela UERGS é professor de contrabaixo e coordenador do grupo de Jazz na Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE.

Cristina Rolim Wolffenbüttel (UERGS): Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical pela UFRGS e professora da UERGS. É coordenadora dos grupos de pesquisa registrados no CNPq Arte: criação, interdisciplinaridade e educação e Educação Musical.

María Sol Causse (Instituti Superior Juan XXXIII): ES Licenciada em Teoría y Crítica de la Música (Universidad Nacional del Litoral), Professora de Artes de Música (Conservatorio de Música de Bahía Blanca) y Profesora de Lengua y Literatura (Instituto Superior Juan XXIII) na Argentina.

Fernando Pinheiro Villar (UnB): É autor, encenador e diretor. Professor da graduação e pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Graduado na UnB em Artes Plásticas, pós-graduado em Direção no Drama Studio London e PhD no Queen Mary College/University of London. Fundador dos grupos Vidas Erradas (83-89), TUCAN (92-08) e CHIA, LIIAA! (2007), tem trabalhado com diversos grupos, artistas e instituições de ensino do Brasil e Europa. Professor visitante na University of Manchester e na UNICAMP, com vários artigos publicados e alguns livros organizados sobre teatro, performance e hibridismos artísticos contemporâneos.

 

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa Revista nº 33

Sumário

Editorial

Editorial Ler Editorial
Márcia Pessoa Dal Bello 4-5

Artigos

DANÇA, IDENTIDADES E CONTRACONDUTA DA CRIAÇÃO Ler Artigo
Flavia Pilla do Valle 7-24
TEATRO E DANÇA COM ALUNOS SURDOS: EXPERIÊNCIAS COM O SISTEMA VIEWPOINTS E O ENCONTRO DE CULTURAS NA SALA DE AULA Ler Artigo
Priscila Lourenzo Jardim, Marcia Berselli 25-38
SURDEZ E RACIALIDADE: IDENTIDADES EM DIÁLOGO NO ESPAÇO ESCOLAR? Ler Artigo
Viviane Marques Miranda 39-69
HOMEMCOMOIMAGEM: UMA LEITURA VISUAL IMAGÉTICO/REAL DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DA DISCIPLINA TIN/2016 DOS ALUNOS DO 3º ANO DO CURSO DE ARTES CÊNICAS – UEMS Ler Artigo
Marcos Antônio Bessa-Oliveira 70-92
A FORMAÇÃO DO TECLADISTA DE INSTRUMENTOS ELETRÔNICOS: CONSIDERAÇÕES DE PESQUISA E REFLEXÕES Ler Artigo
Maria Benincá 93-113
CONJUNTO FARROUPILHA: ANÁLISE HISTÓRICA E INVESTIGAÇÃO DE SUAS INFLUÊNCIAS PARA A MÚSICA DO RIO GRANDE DO SUL Ler Artigo
Diego Herencio 114-136
EDUCAÇÃO E FOLCLORE: POSSIBILIDADES DE INTERLOCUÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR Ler Artigo
Cristina Rolim Wolffenbüttel 137-162
TEATRO E DANÇA COM ALUNOS SURDOS: EXPERIÊNCIAS COM O SISTEMA VIEWPOINTS E O ENCONTRO DE CULTURAS NA SALA DE AULA Ler Artigo
Priscila Lourenzo Jardim, Marcia Berselli
"EL ESTILO COMPOSITIVO DE YANN TIERSEN: ACERCAMIENTOS Y DIFERENCIAS COM LA CORRIENTE MINIMALISTA" Ler Artigo
María Sol Causse 163-187

Ensaios

Interdisciplinaridades artísticas Ler Ensaio
Professor Dr. Fernando Villar 188-193


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN on-line: 2319-0868
ISSN impresso: 1519-6569