CHOREOSEED
REFLORESTAR A TERRA COM SEMENTES DE DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1738Palavras-chave:
dança, motion capture, impressão 3d, ecoperformance, reflorestamentoResumo
Este estudo objetiva a discussão das metodologias e procedimentos da pesquisa intitulada ChoreoSeed: reflorestar a terra com sementes de dança, em desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa/Laboratório Kháos: danças, encruzilhadas e tecnologias (CNPq), no Curso de Dança Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tal pesquisa consiste na captura de danças em três dimensões (mocap), animação 3d de dados cinemáticos, impressão 3d utilizando compostos orgânicos e sementes, e por fim, realização de performances-plantio com o intuito de criar zonas de reflorestamento de dança. A linha teórico-metodológica adota princípios da pesquisa guiada pela prática (CANDY, 2006), onde transladam as áreas e subáreas de conhecimento envolvidas, de modo a buscar soluções para questões de ordem prática. O projeto se enuncia como decolonial, onde artes, ciências e tecnologias se estruturam como ação e perspectiva, em micro e macropolíticas como ação restaurativa da e para a natureza, de dirimir os efeitos de devastação ambiental e de resistência aos impactos do antropoceno. A pesquisa se justifica pelo seu caráter de inovação, desenvolvimento tecnológico, de efeitos poéticos e práticos para questões e problemas de pertinência global, sendo uma das principais contribuições o sequestro de carbono atmosférico.
Downloads
Referências
AIRES, D. S. Choreobox: arquivos, avatares dançantes e o ensaiador digital. In: ANAIS DO VI CONGRESSO DA ANDA, 2021, Salvador. Anais eletrônicos, Galoá, 2021. Disponível em: <https://proceedings.science/anda/anda-2021/trabalhos/choreobox-arquivos-avatares-dancantes-e-o-ensaiador-digital?lang=pt-br>
Acesso em: 04 Jan. 2025.
AIRES, D. S. Choreobox: objetos hipercoreográficos ou partículas do tempo em dança. 2022. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) Programa de pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.
AIRES, D. S.; DANTAS, M. F. Motion capture: estratégia imersiva para o corpo dançante. Cena. N.41, n. 3 (maio/ago. 2023), p. 1-11, 2023.
ARONS, W.; MAY, T. J. Readings in Performance and Ecology. New York: Palgrave Macmillan, 2012.
BARDI, U. Carbon Dioxide as a Pollutant. The Risks of Rising Atmospheric CO₂ Levels on Human Health and on the Stability of the Biosphere. arXiv, 2024. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2408.08344.
Acesso em: 13 abr. 2025.
BASTIN, J-F; FINEGOLD, Y.; GARCIA, C.; MOLLICONE, D.; REZENDE, M.; ROUTH, D.; ZOHNER, C. M.; ROWTHER, T. W. The global tree restoration potential. Science, v. 365, n. 6448, p. 76-79, 2019.
BORGDORFF, H. The Conflict of the Faculties: Perspectives on Artistic Research and Academia. Amsterdam: Leiden University Press, 2012.
BRAZ, S. N.; SILVA, L. H. V. Pegada de carbono: uma análise bibliométrica. Cadernos UNINTER, v. 6, n. 11, 2020. Disponível em: https://www.cadernosuninter.com/index.php/meioAmbiente/article/view/1542.
Acesso em: 13 abr. 2025.
CANDY, L. Practice Based Research: A Guide. Sydney: Creativity and Cognition Studios, University of Technology, 2006. Disponível em: https://www.creativityandcognition.com.
Acesso em: 2 jan. 2025.
CUSICANQUI, S. R. Ch'ixinakax utxiwa: uma reflexão sobre práticas e discursos descolonizadores. Buenos Aires: Tinta Limón, 2010.
DANTAS, M. F. Arquivos digitais em dança: Interrogando e construindo memórias coreográficas. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 9, n. 17, p. 176-199, 2019.
DANTAS, M. F. REHM, A., AIRES, D. S., RESENDE, F. S., SILVA, T. C. D., OLIVEIRA, V. M. P. Do projeto Dar Carne à Memória ao arquivo Carne Digital: sobre corpos e avatares dançantes. FAGUNDES, S. P.; DANTAS, M. F.; SOARES, A. C. M. (Orgs.) Pesquisa em artes cênicas em tempos distópicos: rupturas, distanciamentos e proximidades. Porto Alegre: UFRGS, 2020.
FERDINAND, M. Ecologia decolonial: pensar a partir do mundo caribenho. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
GIANNACHI, G. Virtual Theatres: An Introduction. London: Routledge, 2012.
GÓMEZ-BARRIS, M. The extractive zone: social ecologies and decolonial perspectives. Durham: Duke University Press, 2017.
HARVEY, D. A justiça social e a cidade. São Paulo: Hucitec, 1980.
HARVEY, D. Os limites do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
KERSHAW, B. The Radical in Performance: Between Brecht and Baudrillard. London: Routledge, 2007.
LAZZARI, D.; GARCÉZ, A.; POLTOZI, N.; POZZI, G.; BRITO, C. Identification of extreme weather events and impacts of the disasters in Brazil. arXiv, 2024. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2409.16309. Acesso em: 13 abr. 2025.
LOUPPE, L. Poética da Dança Contemporânea. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
MANOVICH, L. The Language of New Media. Cambridge: MIT Press, 2001.
LAMPKIN, A. et al. Explaining Rapid Intensification of Southern Hemisphere Midlatitude Cyclones. arXiv, 2022. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2201.10413. Acesso em: 13 abr. 2025.
TRIGO, R. et al. Understanding the drivers of large and extreme wildfires in the Mediterranean Basin using statistical deep learning. arXiv, 2022. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2212.01796.
Acesso em: 13 abr. 2025.
WORLD WEATHER ATTRIBUTION. Las condiciones detrás de los devastadores incendios en el Pantanal sí fueron intensificadas por el cambio climático. El País, 08 ago. 2024. Disponível em: https://elpais.com/america-futura/2024-08-08/las-condiciones-detras-de-los-devastadores-incendios-en-el-pantanal-si-fueron-intensificadas-por-el-cambio-climatico.html
Acesso em: 13 abr. 2025.
PANNEK, W. ECOPERFORMANCE: Perspectivas Possíveis para as Artes Performativas. Arte da Cena (Art on Stage), v. 9, n. 1, p. 035-073, 2023.
RESENDE, F. S. Quando o Mocap dança: a captura de movimento na documentação e criação coreográficas. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFRGS). 2023.
RUST, C.; MOTTRAM, J.; TILL, J. AHRC Research Review: Practice-Led Research in Art, Design and Architecture. London: Arts and Humanities Research Council, 2007.
SANTOS, G. A. et al. O desastre ambiental no Rio Grande do Sul e as consequências para populações em vulnerabilidade social. In: FECITAC, 2024. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/fecitac/article/view/6501
Acesso em: 13 abr. 2025.
SILVA, Bibiana Noschang da. Redução das emissões de CO₂ na construção civil: estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/434/2020/08/TCC_BIBIANA_VERSO-FINAL-30.06.17-s-falta-arrumar-alguns-detalhes-de-formatao-e-o-nome-da-banca.pdf. Acesso em: 13 abr. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniel Silva Aires

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.
![]()
