ESPAÇOS SONOROS NAS ESCOLAS DAS INFÂNCIAS

UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1755

Palavras-chave:

Espaços sonoros, Educação infantil, Protagonismo infantil

Resumo

Durante a implementação da BNCC na Rede Municipal de Educação de Tramandaí, percebeu-se a necessidade de reorganizar ambientes escolares para promover a autonomia e o protagonismo infantil, especialmente integrando a música como linguagem fundamental. O artigo questiona quais estudos abordam a criação e utilização de espaços sonoros na Educação Infantil, tendo como objetivo analisar pesquisas sobre o tema, identificar enfoques, áreas associadas e principais achados. Utilizando metodologia qualitativa e pesquisa bibliográfica em bases acadêmicas, foram analisados sete textos relevantes, destacando que a organização intencional de ambientes sonoros favorece o desenvolvimento integral, criatividade e cooperação entre crianças. O referencial teórico enfatiza abordagens como Reggio Emilia e aponta a importância do professor como mediador desse processo. Conclui-se que a criação de espaços sonoros intencionais é essencial para valorizar a música no currículo, contribuir para a formação integral das crianças e fortalecer o protagonismo infantil, superando a mera obrigatoriedade legal.

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Biografia do Autor

Lilian Querlen Leão da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Osório, RS/Brasil

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Cenecista de Osório (2011). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico - Orientação Educacional, pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2014), Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGED/Uergs), Linha 2 - Artes em Contextos Educacionais. Tem experiência profissional na área da Educação Infantil, Series Iniciais e Ensino Profissional, desde 2008. Foi oficineira de música no Turno Integral (2011 ), supervisão e apoio pedagógico. Atua na Supervisão da Educação Infantil, na Secretaria Municipal de Educação de Osório, RS. Integra a Comissão Intersetorial do Programa Internacional Cidade das Crianças e da Rede Urban.

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Osório, RS/Brasil

Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Informática na Educação Ênfase em Instrumentação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro. É coordenadora da Área Música do Programa de Iniciação à Docência, em Montenegro, da CAPES/UERGS. Coordena a Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs-Montenegro, orientando bolsistas de iniciação científica em música e artes, da FAPERGS, CNPq e UERGS. É coordenadora dos grupos de pesquisa registrados no CNPq Arte: criação, interdisciplinaridade e educação e Educação Musical: diferentes tempos e espaços. Coordena o Programa de Extensão Universitária, do Ministério da Educação, pela Uergs, na temática da ampliação da leitura através das Artes, desenvolvendo ações de leitura com estudantes bolsistas, beneficiando as redes públicas municipais e estaduais de Porto Alegre e Montenegro. Na Prefeitura de Porto Alegre, a partir da atuação na Secretaria Municipal de Educação, é assessora pedagógica e coordena os programas Centros de Dança e Brinca, propondo e desenvolvendo políticas públicas para a inserção das artes nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Criou, em conjunto com colegas professores da rede municipal de Porto Alegre, o Programa Centros Musicais, uma proposta de política pública para o ensino de música na escola, em vigor na Secretaria Municipal de Educação do município, o qual coordena desde sua criação. É Diretora Científica da Coleção Educação Musical, da Editora Prismas, de Curitiba. Faz parte da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Profª Drª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar as cantigas de ninar. Em 2010 recebeu, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, um reconhecimento às ações em música desenvolvidas junto às escolas de Porto Alegre, potencializando o projeto do COEP de luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu a Medalha Dante de Laytano, em 2011, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para a preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais tradicionais populares do Rio Grande do Sul. Em 2013 recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra na área da pesquisa em folclore e educação musical. É integrante da Academia Montenegrina de Letras, ocupando a Cadeira nº5. Faz parte da Associação Montenegrina de Escritores. Dentre sua produção científica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: a religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos sobre Música, Educação Musical e Cultura Popular em revistas e periódicos especializados. Em parcerias, escreveu o livro Música para professores: experiências de formação continuada, juntamente com Jusamara Souza e Liane Hentschke; O Ensino das Artes, com Maria Aparecida Aliano Marques; Para Compreender e Aplicar Folclore na Escola, com Rose Marie Reis Garcia. No campo artístico atuou em Porto Alegre como violinista na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho e como regente do Coral do Colégio Sévigné. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí foi regente dos coros infantil e adulto.

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Publicado

01.12.2025

Como Citar

Leão da Silva, L. Q., & Wolffenbüttel, C. R. (2025). ESPAÇOS SONOROS NAS ESCOLAS DAS INFÂNCIAS: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. Revista Da FUNDARTE, 67(67), e1755. https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1755