ESPAÇOS SONOROS NAS ESCOLAS DAS INFÂNCIAS
UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1755Palavras-chave:
Espaços sonoros, Educação infantil, Protagonismo infantilResumo
Durante a implementação da BNCC na Rede Municipal de Educação de Tramandaí, percebeu-se a necessidade de reorganizar ambientes escolares para promover a autonomia e o protagonismo infantil, especialmente integrando a música como linguagem fundamental. O artigo questiona quais estudos abordam a criação e utilização de espaços sonoros na Educação Infantil, tendo como objetivo analisar pesquisas sobre o tema, identificar enfoques, áreas associadas e principais achados. Utilizando metodologia qualitativa e pesquisa bibliográfica em bases acadêmicas, foram analisados sete textos relevantes, destacando que a organização intencional de ambientes sonoros favorece o desenvolvimento integral, criatividade e cooperação entre crianças. O referencial teórico enfatiza abordagens como Reggio Emilia e aponta a importância do professor como mediador desse processo. Conclui-se que a criação de espaços sonoros intencionais é essencial para valorizar a música no currículo, contribuir para a formação integral das crianças e fortalecer o protagonismo infantil, superando a mera obrigatoriedade legal.
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