EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM A DANÇA FREVO NO ENSINO MÉDIO EM RECIFE
PROBLEMATIZAÇÃO, ARTICULAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1735Palavras-chave:
Ensino da Dança, Ensino Médio, Quadra de Princípios, FrevoResumo
Este texto dançante/educativo percorre as reverberações do Ensino da Dança Frevo na EREM Sizenando Silveira, no primeiro semestre de 2022, orientado por quatro princípios propostos por Isabel Marques (2003; 2010): problematização, articulação, crítica e transformação. Organiza-se em duas abre-alas intituladas como: (1) Pistas da trajetória da Dança Frevo e seu ensino, e (2) Entrelaçando princípios articuladores e repertórios no Ensino da Dança. Em seguida, lançamos a atenção sobre os processos de ensino-aprendizagem da Dança Frevo com estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de Recife. O estudo desvela rotas que conectam os tramas da dança ao social, onde as pessoas discentes frevam/fervem (dançam) o mundo de forma crítica, questionam violências cotidianas, agem coletivamente e se comprometem com transformações pessoais, da dança e da sociedade.
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