ANÁLISE COGNITIVA POLILÓGICA (ANCO) E PRÁTICAS EMERGENTES DE MEDIAÇÃO COGNITIVA NA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1737

Palavras-chave:

Análise Cognitiva Polilógica, Difusão do conhecimento, Mediação cognitiva.

Resumo

O artigo apresenta a Análise Cognitiva Polilógica (AnCo) como um campo emergente voltado à compreensão dos processos de construção e difusão do conhecimento. Fundamentada em uma abordagem multirreferencial e orientada por uma perspectiva decolonial, a AnCo propõe práticas analíticas que articulam diferentes sistemas de saberes e promovem a mediação intercultural. O estudo discute as bases conceituais da AnCo, suas contribuições para a pesquisa científica, para práticas educativas e artísticas, e para a difusão do conhecimento. Defende-se a AnCo como uma abordagem que tensiona racionalidades lineares e hegemônicas, favorecendo práticas cognitivas abertas, plurais e comprometidas com a democratização do conhecimento na contemporaneidade.

 

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Biografia do Autor

Alexsandro da Silva Marques, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Salvador/BA, Brasil

Professor no Departamento de Educação (DEDC I) do Campus I da UNEB. Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA). Pesquisador no Núcleo Carolina Maria de Jesus: Pesquisa e Extensão em Educação Popular (CFP/UFRB). Membro da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE) e Membro da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Andipe). 

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Publicado

01.12.2025

Como Citar

da Silva Marques, A. (2025). ANÁLISE COGNITIVA POLILÓGICA (ANCO) E PRÁTICAS EMERGENTES DE MEDIAÇÃO COGNITIVA NA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO. Revista Da FUNDARTE, 67(67), e1737. https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1737