TEORIA DA APRENDIZAGEM EXPANSIVA PARA A LITERACIA AMBIENTAL A PARTIR DA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE ATIVIDADE EDUCACIONAL EM REALIDADE VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1727Palavras-chave:
Aprendizagem expansiva, Aprendizagem colaborativa, Realidade virtual, Literacia ambientalResumo
O presente artigo apresenta o resultado de pesquisa realizada junto a alunos de doutorado em informática na educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, cujo objetivo foi elicitar a literacia ambiental a partir da aprendizagem colaborativa na construção de tour educacional em realidade virtual (RV). Aos alunos foram apresentadas algumas contradições verificadas no ambiente social com a ocorrência das cheias durante o mês de maio no estado do Rio Grande do Sul que deveriam ser demonstradas e superadas no tour virtual. O resultado, a partir de questionário que serviu como roteiro para compreender se houve metacognição por parte dos alunos envolvidos no experimento, foi avaliado com base na teoria da aprendizagem expansiva.
Downloads
Referências
Desenvolvimento da Teoria Histórico-Cultural da Atividade em três gerações: Vygotsky, Leontiev e Engeström. Roteiro, v. 43, n. 3, p. 919–948, 2018. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i3.16594.
CHI, M. T. H., & WYLIE, R. The ICAP Framework: Linking Cognitive Engagement to Active Learning Outcomes. Educational Psycologist, v. 49, n. 4, p. 219–243, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/00461520.2014.965823.
DIAS, A. L. Aplicativo Mobile em realidade virtual para educação ambiental. Environmental Science & Technology Innovation, v. 1, n. 1, 2022.
ENGESTRÖM, Y. Expansive learning at work: Toward an activity theoretical reconceptualization. Journal of education and work, v. 14, n. 1, p. 133-156, 2001.
FAUVILLE, G.; QUEIROZ, A. C. M.; BAILENSON, J. N. Virtual reality as a promising tool to promote climate change awareness. In: KIM, J.; SONG, H (Edds.). Technology and Health. Academic Press, 2020, p. 91-108. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-816958-2.00005-8.
FREITAS, F. R. R. O uso de dispositivos de realidade virtual para conexão de crianças e adolescentes com a natureza: análise de uma experiência com vídeos 360 graus em uma escola de ensino fundamental em Porto Alegre. Tese (Pós-Graduação em Comunicação e Informação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.
GROTZER, T. A. et al. Teaching the systems aspects of epistemologically authentic experimentation in ecosystems through immersive virtual worlds. National Association for Research in Science Teaching, San Antonio, Texas, 2017.
KIRSCHNER, P. A.; ERKENS, G. Toward a Framework for CSCL Research. Educational Psycologist, v. 48, n. 1, p. 1–8, 2013.
KUNA, P.; HAŠKOVÁ, A.; BORZA, Ľ. Creation of virtual reality for education purposes. Sustainability, v. 15, n. 9, p. 7153, 2023.
MACHADO, L. A. L. M.; CESTARI, T. N.; FRACARO, A. R.; SILVA, P. F.; TAROUCO, L. M. R. Metaverso para o ensino de educação financeira no contexto do desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica de Ciências Contábeis, v. 13, p. 83-97, 2024.
MACHADO, L. A. L. M.; SILVA, T. L.; TAROUCO, L. M. R.; HERPICH, F. Metaverso para ensino de desenvolvimento sustentável. In: XII Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, 2023, Passo Fundo/RS. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre, 2023. v. 2023. p. 1-12.
RONAGHI, M. H. The effect of virtual reality technology and education on sustainable behavior: A comparative quasi-experimental study. Interactive Technology and Smart Education, v. 20, n. 4, p. 475-492, 2022. DOI: https://doi.org/10.1108/ITSE-02-2022-0025.
TAROUCO, L. M. R.; MACHADO, L. A. L. M.; SILVA, T. L.; TIMOTEO, D. J. A. Possibilidades do metaverso como recurso educacional. Revista da Fundarte, v. 56, p. 1-22, 2023.
VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: Development of Higher Psychological Processes. Cambrigde: Harvard University Press, 1930.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luís Antônio Licks Missel Machado, Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Patrícia Fernanda da Silva, Aline Pons Alves Lisboa, Ismael de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.
![]()
