TEORIA DA APRENDIZAGEM EXPANSIVA PARA A LITERACIA AMBIENTAL A PARTIR DA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE ATIVIDADE EDUCACIONAL EM REALIDADE VIRTUAL

Autores

  • Luís Antônio Licks Missel Machado Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT , Taquera/RS, Brasil https://orcid.org/0009-0004-9458-3661
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS , Porto Alegre, RS/Brasil https://orcid.org/0000-0002-5669-588X
  • Patrícia Fernanda da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS , Porto Alegre, RS/Brasil
  • Aline Pons Alves Lisboa Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil
  • Ismael de Lima Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul , Porto Alegre/RS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9729-2326

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1727

Palavras-chave:

Aprendizagem expansiva, Aprendizagem colaborativa, Realidade virtual, Literacia ambiental

Resumo

O presente artigo apresenta o resultado de pesquisa realizada junto a alunos de doutorado em informática na educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, cujo objetivo foi elicitar a literacia ambiental a partir da aprendizagem colaborativa na construção de tour educacional em realidade virtual (RV). Aos alunos foram apresentadas algumas contradições verificadas no ambiente social com a ocorrência das cheias durante o mês de maio no estado do Rio Grande do Sul que deveriam ser demonstradas e superadas no tour virtual. O resultado, a partir de questionário que serviu como roteiro para compreender se houve metacognição por parte dos alunos envolvidos no experimento, foi avaliado com base na teoria da aprendizagem expansiva.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Antônio Licks Missel Machado, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT , Taquera/RS, Brasil

Professor nas Faculdades Integradas de Taquara FACCAT. Mestre em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS. Doutorando em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS.

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS , Porto Alegre, RS/Brasil

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Doutora em Engenharia Elétrica/Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo USP.

Patrícia Fernanda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS , Porto Alegre, RS/Brasil

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Doutora em Informática na Educação e Pós Doutoranda em Informática na Educação na UFRGS.

Aline Pons Alves Lisboa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre, RS/Brasil

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade Federal do Pampa Unipampa. Aluna no Doutorado em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS.

Ismael de Lima, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul , Porto Alegre/RS, Brasil

Professor no Instituto Federal Sul rio grandense IFSul. Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Aluno especial em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS.

Referências

Desenvolvimento da Teoria Histórico-Cultural da Atividade em três gerações: Vygotsky, Leontiev e Engeström. Roteiro, v. 43, n. 3, p. 919–948, 2018. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43i3.16594.

CHI, M. T. H., & WYLIE, R. The ICAP Framework: Linking Cognitive Engagement to Active Learning Outcomes. Educational Psycologist, v. 49, n. 4, p. 219–243, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/00461520.2014.965823.

DIAS, A. L. Aplicativo Mobile em realidade virtual para educação ambiental. Environmental Science & Technology Innovation, v. 1, n. 1, 2022.

ENGESTRÖM, Y. Expansive learning at work: Toward an activity theoretical reconceptualization. Journal of education and work, v. 14, n. 1, p. 133-156, 2001.

FAUVILLE, G.; QUEIROZ, A. C. M.; BAILENSON, J. N. Virtual reality as a promising tool to promote climate change awareness. In: KIM, J.; SONG, H (Edds.). Technology and Health. Academic Press, 2020, p. 91-108. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-816958-2.00005-8.

FREITAS, F. R. R. O uso de dispositivos de realidade virtual para conexão de crianças e adolescentes com a natureza: análise de uma experiência com vídeos 360 graus em uma escola de ensino fundamental em Porto Alegre. Tese (Pós-Graduação em Comunicação e Informação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

GROTZER, T. A. et al. Teaching the systems aspects of epistemologically authentic experimentation in ecosystems through immersive virtual worlds. National Association for Research in Science Teaching, San Antonio, Texas, 2017.

KIRSCHNER, P. A.; ERKENS, G. Toward a Framework for CSCL Research. Educational Psycologist, v. 48, n. 1, p. 1–8, 2013.

KUNA, P.; HAŠKOVÁ, A.; BORZA, Ľ. Creation of virtual reality for education purposes. Sustainability, v. 15, n. 9, p. 7153, 2023.

MACHADO, L. A. L. M.; CESTARI, T. N.; FRACARO, A. R.; SILVA, P. F.; TAROUCO, L. M. R. Metaverso para o ensino de educação financeira no contexto do desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica de Ciências Contábeis, v. 13, p. 83-97, 2024.

MACHADO, L. A. L. M.; SILVA, T. L.; TAROUCO, L. M. R.; HERPICH, F. Metaverso para ensino de desenvolvimento sustentável. In: XII Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, 2023, Passo Fundo/RS. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre, 2023. v. 2023. p. 1-12.

RONAGHI, M. H. The effect of virtual reality technology and education on sustainable behavior: A comparative quasi-experimental study. Interactive Technology and Smart Education, v. 20, n. 4, p. 475-492, 2022. DOI: https://doi.org/10.1108/ITSE-02-2022-0025.

TAROUCO, L. M. R.; MACHADO, L. A. L. M.; SILVA, T. L.; TIMOTEO, D. J. A. Possibilidades do metaverso como recurso educacional. Revista da Fundarte, v. 56, p. 1-22, 2023.

VYGOTSKY, L. S. Mind in Society: Development of Higher Psychological Processes. Cambrigde: Harvard University Press, 1930.

Downloads

Publicado

01.12.2025

Como Citar

Licks Missel Machado, L. A., Rockenbach Tarouco, L. M., da Silva, P. F., Pons Alves Lisboa, A., & de Lima, I. (2025). TEORIA DA APRENDIZAGEM EXPANSIVA PARA A LITERACIA AMBIENTAL A PARTIR DA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE ATIVIDADE EDUCACIONAL EM REALIDADE VIRTUAL. Revista Da FUNDARTE, 67(67), e1727. https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1727