QUEERENTENA

NARRATIVAS DE SI E AFETAÇÕES EDUCATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1748

Palavras-chave:

Pandemia; Arte queer; Educação.

Resumo

Este artigo intentou investigar as afetações educativas mobilizadas pela mostra virtual “Queerentena”, do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo (2020), no vinco entre as produções visuais e narrativas de si. A mostra “Queerentena”, reunindo artistas visuais e performers, buscou refletir sobre trabalhos profundamente inquietos em torno de um olhar e pensar sobre si no período de reclusão em contexto pandêmico. Ao analisar 4 trabalhos da referida mostra, o texto estabeleceu uma narrativa poética como efeito constitutivo das provocações perseguidas pela mostra e apresenta lampejos de pensamento como reverberação das visibilidades por ela mobilizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Guedes da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa/PB, Brasil

Professor Adjunto do Departamento de Metodologia da Educação, no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (DME/CE-UFPB), atuando junto a área de Didática. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu-UFPE), atuando junto a linha de pesquisa em Subjetividades Coletivas, Movimentos Sociais e Educação Popular. Líder do Laboratório de Educação, Processos de Subjetivação e Sexualidades (ELÃ-UFPB/CNPq). Coordenador do Observatório LGBTQIAPN+ da UFPB (PROEX-UFPB). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Educação para a Sexualidade pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisa nas temáticas: didática, corpo e performance, teoria queer e práticas de educação para sexualidade. Além da experiência de ensino e extensão nas áreas de didática, gênero e sexualidades, e formação inicial/continuada de professores na Educação Básica.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Nudez. Tradução de Davi Pessoa Carneiro. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

AGAMBEN, Giorgio et al (Orgs.). Sopa de wuhan. Madri: ASPO, 2020.

BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita II: a experiência limite. São Paulo: Escuta, 2007.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Tradução de Fernanda Siqueira Miguens. 5ª ed. - Rio de Janeiro: civilização Brasileira, 2023.

BUTLER, Judith. El capitalismo tiene sus limites. In: AGAMBEN, Giorgio et al (Orgs.). Sopa de wuhan. Madri: ASPO, 2020.

BUTLER, Judith. Os sentidos do sujeito. Coordenação de tradução de Carla Rodrigues. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2021.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução: Renato Aguiar. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

BUTLER, Judith. Que mundo é esse? Uma fenomenologia pandêmica. Coordenação de tradução de Carla Rodrigues. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.

BUTLER, Judith. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Tradução de Andreas Lieber. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Que emoção! Que emoção? São Paulo: Ed. 34, 2016.

HARAWAY, Donna. O manifesto das espécies companheiras: cachorros, pessoas e alteridade significativa. Tradução de Pê Moreira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Tradução de Sonia Fuhrmann. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

MIRZOEFF, Nicholas. O direito a olhar. Revista ETD - Educação Temática Digital, v. 18, n. 4, p. 745–768, 2016.

OLIVEIRA, Thiago Ranniery Moreira de. No meio do mundo, aquendar a metodologia: notas para queerizar a pesquisa em currículo. Práxis Educativa, v. 11, n. 2, p. 332–356, 2017.

PRECIADO, Paul B. Dysphoria mundi: o som do mundo desmoronando. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

PRECIADO, Paul B. Eu sou o monstro que vos fala: relatório para uma academia de psicanalistas. Tradução de Carla Rodrigues. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.

PRECIADO, Paul B. Testo Junkie: sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo: N-1 edições, 2018.

REINAUDO, Franco; PROVAZI, Bruna. Queerentena. São Paulo: Museu da Diversidade Sexual, 2020.

SILVA, Robson Guedes da. Formação docente na pandemia: reverberações narrativas e afetações didático-curriculares. Revista Cocar, n. 17, p. 01-17, 2023.

SILVA, Robson Guedes da. Performance, Encenação e Paródias: os saberes queer e os modos de uso drag nas narrativas de Márcia Pantera. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 14, n. 2, 2024.

Downloads

Publicado

01.12.2025

Como Citar

Silva, R. G. da. (2025). QUEERENTENA : NARRATIVAS DE SI E AFETAÇÕES EDUCATIVAS. Revista Da FUNDARTE, 67(67), e1748. https://doi.org/10.19179/rdf.v67i67.1748