MARMITA – RELATO E REFLEXÕES SOBRE PROCESSO COMPOSICIONAL COLABORATIVO ENVOLVENDO IMPROVISAÇÃO MUSICAL
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1466Palavras-chave:
Composição Colaborativa, Improvisação Musical, Pesquisa ArtísticaResumo
O presente artigo é um relato sobre a composição colaborativa Marmita (2019), composta por mim em colaboração com o colega e compositor DM. Mais especificamente, o relato trata sobre a composição do primeiro movimento de Marmita, que envolve improvisação dentro do processo de colaboração. Marmita integra um grupo de três peças musicais que constam na minha pesquisa de doutoramento, em curso. Com auxílio de registros de áudio, anotações e diário de bordo, apresento um histórico do primeiro dia do processo de composição colaborativa; bem como abordo aspectos que delinearam as decisões composicionais do grupo, envolvendo negociação permanente entre os participantes, compositores/intérpretes da peça. Por fim, concluo com uma reflexão acerca da distribuição da criatividade, e da intenção do compromisso conjunto na improvisação coletiva, envolvendo o conceito de sujeito plural (GILBERT, 1990), que pode vir a ser incorporado às análises, avançando nos estudos a respeito das dinâmicas coletivas de criação musical.
Referências
CANO, López Ruben; SAN-CRISTÓBAL, Úrsula. Investigación artística en música. Problemas, métodos, experiencias y modelos. Barcelona, Diciembre 2014.
CLARKE, Eric; DOFFMAN, Mark. Distributed Creativity: Collaboration and Improvisation in Contemporary Music. Oxford University Press, 2017. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780199355914.001.0001
COESSENS, Kathleen. A arte da pesquisa em artes: Traçando práxis e Reflexão (ARJ | Brasil | Vol. 1/2 | Jul./Dez. 2014, 20p). DOI: https://doi.org/10.36025/arj.v1i2.5423
GILBERT, Margaret. Walking together: a paradigmatic social phenomenon. Midwest Studies in Philosophy 15: 1– 14, 1990. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1475-4975.1990.tb00202.x
HAGBERG, Garry. The ensemble as plural subject - Jazz Improvisation, Collective Intention And Group Agency. P. 301 in CLARKE, Eric; DOFFMAN, Mark. Distributed Creativity: Collaboration and Improvisation in Contemporary Music. Oxford University Press, 2017.
HAYDEN, Sam; WINDSOR, Luke. Collaboration and the composer: case studies from the end of the 20th century. Tempo, Cambridge, v. 61, n. 240, 2007. p. 28-39. DOI: https://doi.org/10.1017/S0040298207000113
NETTL, Bruno. Thoughts on Improvisation: A Comparative Approach. Oxford University Press, 1974. DOI: https://doi.org/10.1093/mq/LX.1.1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Salib Deffaci
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.