A polifonia tonal na cifra alfanumérica da música popular: uma proposta analítica fundamentada em três estudos de caso.

Autores

  • Marcio Guedes Correa Instituto de Artes da Unesp

Palavras-chave:

Música, Artes, Educação, Performance

Resumo

O repertório estudado nos cursos formais de música popular é em grande parte tonal, de textura homofônica, estruturado como melodia acompanhada. No entanto, é possível reconhecer estruturas polifônicas subordinadas à homofonia dos acompanhamentos instrumentais frequentemente realizados para acompanhar canções. Pode-se conjecturar que tais estruturas estejam presentes no repertório como um eco da polifonia vocal do renascimento e do barroco, já que muitas escolhas de acordes se dão “de ouvido” e não necessariamente por uma opção técnica e funcional em relação à harmonia. Portanto, a harmonia informalmente chamada de funcional da música popular pode carregar em si diversas expectativas de direção ou resolução que são mais de ordem melódica do que harmônica. Este estudo espera contribuir para a revalorização do estudo de contraponto dentro das matrizes curriculares de música popular, já que é notório que tal disciplina vem sendo extinta do ambiente formal de educação musical.

Biografia do Autor

Marcio Guedes Correa, Instituto de Artes da Unesp

Graduado em Licenciatura em Música pela FAAM, mestre em música pelo Instituto de Artes da Unesp, Doutorando  em música pelo Instituto de Artes da Unesp.

Professor do Centro Universitário das Faculdade Metropolitanas Unidas FMU 

Referências

ALMADA, Carlos. Contraponto em música popular: fundamentação teórica e aplicações. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2013.

LIMA, Marisa Ramirez Rosa de. Harmonia. São Paulo: Embraform, 2008.

Downloads

Publicado

26.12.2016

Como Citar

Correa, M. G. (2016). A polifonia tonal na cifra alfanumérica da música popular: uma proposta analítica fundamentada em três estudos de caso. Revista Da FUNDARTE, (32), P.07 - P.14. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/342

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.