COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1388

Palavras-chave:

BNCC Computação, Pedagogia, Educação Infantil

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a formação inicial de um grupo de licenciandos em Pedagogia. Tem como objetivo conhecer as lacunas conceituais dos graduandos em relação à BNCC Computação da Educação Infantil. Igualmente, apresenta a experiência da construção de projetos de ensino utilizando o ScratchJr. Observou-se que a maioria dos alunos, inicialmente, compreendia o conceito de “cultura digital”, contudo, em relação aos termos “mundo digital” e “pensamento computacional”, desconhecia os seus significados. Outro resultado relevante está relacionado ao fato de que os licenciandos perceberam que algumas atividades já realizadas com as crianças nas rotinas escolares, porém, sem a intencionalidade pedagógica, estão previstas nas diretrizes curriculares da BNCC Computação.

Biografia do Autor

Fabrício Soares, Uergs/ UFRGS

é doutorando em Informática na Educação do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PGIE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Possui graduação em Matemática (licenciatura) e especialização em ensino da Matemática pela Faculdade Cenecista de Osório - FACOS e mestrado em Sistemas e Processos Industriais (área de Engenharia de Produção) pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Atuou como professor da Educação básica, no Ensino Fundamental, de 4ª a 8ª série. É Professor Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, Unidade de Cruz Alta. Coordena e desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de educação matemática e tecnologias da educação, na formação de professores em informática educativa, em cursos direcionados a professores da educação básica. também foi orientador de estágio no curso de Pedagogia e professor do curso de Ciências e Tecnologia de Alimentos. Atualmente, está cedido à SEDUC/RS, onde exerce a função de Coordenador Regional de Educação da 11ª CRE com sede em Osório/RS.

Patrícia Fernanda da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

possui graduação em Ciências Exatas com habilitação integrada em Matemática, Física e Química pelo Centro Universitário Univates (2010); Mestre em Ensino de Ciências Exatas (2013); Doutora em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e Pós-Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Atua como professora adjunta no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação (Faced) e do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) no Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas sobre a eficácia do uso de ambientes virtuais, laboratórios reais e virtuais por adolescentes nas disciplinas de Ciências e Matemática.

Referências

ALMEIDA, Adrianne Veras de; ALMEIDA, Adrielle Veras de; ARAÚJO, Fabíola Pantoja Oliveira. Mapeamento sistemático: metodologias e ferramentas para a formação de professores em pensamento computacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 416-425, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121365. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121365. Acesso em: 20 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.121365

ALONSO, Kátia Morosov. Cultura digital e formação: entre um devir e realidades pungentes. In: CERNY, Roseli Zen et al. (org.). Formação de Educadores na Cultura Digital: a construção coletiva de uma proposta. 1. ed. Florianópolis: Editora UFSC – CED – NUP, 2017. p. 23-39.

ASSIS, Waléria Lindoso Dantas. O uso do ScratchJr para o desenvolvimento e aprendizagem: narrativas das crianças pequenas sobre este processo. Revista Humanidades e Inovação, Palmas/TO, v. 10, n. 2, 2023. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8410. Acesso em: 15 jun. 2023.

BRACKMANN, Christian Puhlmann. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. 226 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172208. Acesso em: 10 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília/DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 02/2019 – BNC-Formação. Brasília/DF: MEC, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. BNCC – Computação. Brasília/DF: MEC, 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2022-pdf/236791-anexo-ao-parecer-cneceb-n-2-2022-bncc-computacao/file. Acesso em: 20 nov. 2022.

CETIC. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Resumo Executivo – Pesquisa TIC Educação 2021. São Paulo/SP: CETIC, 2022. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20221121124500/resumo_executivo_tic_educacao_2021.pdf. Acesso em: 30 jun. 2023.

CETIC. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras – TIC Educação 2022. São Paulo/SP: CETIC, 2023. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/educacao/indicadores/. Acesso em: 13 out. 2023.

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL – CEED/RS. Resolução n. 371/2022. Porto Alegre/RS: CEEd/RS, 2022. Disponível em: https://www.ceed.rs.gov.br/upload/arquivos/202209/27082749-resolucao-0371.pdf. Acesso em: 14 out. 2022.

ELIAS, Ana Paula de Andrade Janz; MOTTA, Marcelo Souza; KALINKE, Marco Aurélio. Construção de objetos de aprendizagem para a educação básica por meio de um curso sobre o scratch para estudantes de licenciaturas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 423-433, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89258. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89258. Acesso em: 3 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.89258

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/institucional/editora-feevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao. Acesso em: 20 nov. 2022. E-book.

RIBEIRO, L. et al. Diretrizes de ensino de computação na educação básica. Relatório Técnico n. 001. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/livros/index.php/sbc/catalog/view/60/263/505-1. Acesso em: 29 jun. 2023.

SAFERNET BRASIL. O que é Ciberbullying? Disponível em: https://new.safernet.org.br/content/o-que-e-ciberbullying. Acesso em: 30 jun. 2023.

SANTANA, André Luiz Maciel et al. Scratch Jr – brincando em família: um relato de experiências sobre introdução a programação no ambiente escolar. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 23., 2017, Recife/PE. Anais [...].Recife/PE: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 432-441. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.432. Acesso em: 13 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.432

SANTOS, Nóelia Rodrigues dos; JOAQUIM, Sivaldo; ANJOS, Cleriston Izidro dos. Recursos digitais em pesquisas com e sobre crianças na primeira infância: uma revisão sistemática da literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 170-179, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134343. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/134343. Acesso em: 20 ago. 2023.

SILVA, Patrícia Fernanda da. O uso das tecnologias digitais com crianças de 7 meses a 7 anos. 2017. 232 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS. 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/168851. Acesso em: 10 abr. 2023.

SILVA, Vanessa Cristine. Potencialidades e desafios da linguagem de programação para educação infantil scratchjr. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS; CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 2022, São Carlos/SP. Anais [...]. São Carlos/SP: CIET; CIESUD, set. 2022. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2022/article/view/2115. Acesso em: 13 abr. 2023.

Downloads

Publicado

16.09.2024

Como Citar

Soares, F., & Fernanda da Silva, P. (2024). COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Da FUNDARTE, 61(61), e1388. https://doi.org/10.19179/rdf.v61i61.1388

Artigos Semelhantes

<< < 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)