POSSIBILIDADES DO METAVERSO COMO RECURSO EDUCACIONAL

Autores

  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS / Professora
  • Luís Antônio Licks Missel Machado Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT / Professor
  • Teresinha Letícia da Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM / Professora
  • Dúlcio Joaquim Antonio Timóteo UEM/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1268

Palavras-chave:

metaverso, multimídia, objetivos educacionais, cognição

Resumo

Este artigo analisa o uso potencial do metaverso como recurso educacional. A análise é pautada em aspectos derivados da taxonomia de objetivos educacionais de Bloom e na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia. São apresentados exemplos de uso do metaverso que demonstraram que o experimento virtual tem eficácia significativa como solução a essas teorias.

Biografia do Autor

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS / Professora

Liane Margarida Rockenbach Tarouco. Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo - USP.  Email: liane@penta.ufrgs.br

Luís Antônio Licks Missel Machado, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT / Professor

Luís Antônio Licks Missel Machado. Professor nas Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT. Mestre em Economia pela Universidade do Vale  do Rio dos Sinos – UNISINOS.  Doutorando em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Email: luismachado@faccat.br

 

Teresinha Letícia da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM / Professora

Teresinha Letícia da Silva. Professora na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.Doutoranda em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Email: leticiasilva.ufsm@gmail.com

Dúlcio Joaquim Antonio Timóteo, UEM/UFRGS

Dúlcio Joaquim António Timóteo. Professor na Universidade Eduardo Mondlane - UEM. Mestre em Física pela Universidade Eduardo Mondlane - UEM. Doutorando em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Email: djatimoteo@gmail.com

 

Referências

AFONSO, Germano Bruno et al. Potencialidades e fragilidades da realidade virtual imersiva na educação. Revista Intersaberes, v. 15, n. 34, 2020. DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v15i34.1800

ANDERSON, Lorin W.; KRATHWOHL, David R. A taxonomy for learning, teaching, and assessing: A revision of Bloom's taxonomy of educational objectives. Longman, 2001.

AUSUBEL, David Paul. NOVAK, Joseph Donald. HANESIAN, Helen. [Educational psychology. Português] Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro : Interamericana, 1978.

AVILA, Bárbara Gorziza. Formação docente para a autoria dos mundos virtuais: uma aproximação do professor às novas demandas tecnológicas. 2016. 231 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

BAILEY, Fiona; MOAR, Magnus. The Vertex Project: Children creating and populating 3D virtual worlds. Journal of Art & Design Education, v. 20, n. 1, p. 19-30, 2001. https://doi.org/10.1111/1468-5949.00246 DOI: https://doi.org/10.1111/1468-5949.00246

BENNET JA, SAUNDERS CP. A Virtual Tour of the Cell: Impact of Virtual Reality on Student Learning and Engagement in the STEM Classroom. J Microbiol Biol Educ. 2019; 20(2):20.2.37. doi: 10.1128/jmbe.v20i2.1658. DOI: https://doi.org/10.1128/jmbe.v20i2.1658

BLOOM, B. S. et al. Taxonomia de objetivos educacionais: domínio cognitivo. Tradução de Flávia Maria Sant'Anna. Porto Alegre: Globo, 1983.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais Curriculares - Cursos de Graduação. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991

BRASIL. Normas sobre Computação na Educação Básica–Complemento à BNCC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/fevereiro-2022-pdf/236791-anexo-ao-parecer-cneceb-n-2-2022-bncc-computacao/file

CHOI, Beomkyu; BAEK, Youngkyun. Exploring factors of media characteristic influencing flow in learning through virtual worlds. Computers & Education, v. 57, n. 4, p. 2382-2394, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.06.019

COSTA, Sandro Lucas Reis et al. Pensamento crítico no ensino de ciências e educação matemática: Uma revisão bibliográfica sistemática. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 1, p. 145-168, 2021. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p145

ELFAKKI, Abir Osman; SGHAIER, Souhir; ALOTAIBI, Abdullah Alhumaidi. An Efficient System Based on Experimental Laboratory in 3D Virtual Environment for Students with Learning Disabilities. Electronics, v. 12, n. 4, p. 989, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/electronics12040989

FREITAS, Fabiana Rossi da Rocha. O uso de dispositivos de realidade virtual para conexão de crianças e adolescentes com a natureza: análise de uma experiência com vídeos 360 graus em uma escola de ensino fundamental em Porto Alegre. Orientadora: Suely Fragoso. 2022. 211 f. Tese (doutorado). Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022. Disponível em: https://sabi.ufrgs.br/F/SXJT83FB2DUXGSSCXYCQGUI4GJXCF78DGXDUEYRC933YB3YCIR-13972?func=full-set-set&set_number=011508&set_entry=000002&format=999. Acesso em: 10 jun. 2023.

GONZÁLEZ-ZAMAR, Mariana-Daniela; ABAD-SEGURA, Emilio. Implications of virtual reality in arts education: Research analysis in the context of higher education. Education Sciences, v. 10, n. 9, p. 225, 2020. https://doi.org/10.3390/educsci10090225 DOI: https://doi.org/10.3390/educsci10090225

LIN, Hong et al. Metaverse in education: Vision, opportunities, and challenges. arXiv preprint arXiv:2211.14951, 2022.

LIU, Q., CHEN, H. & CRABBE, M. Interactive Study of Multimedia and Virtual Technology in Art Education. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), 16(1), 80-93. Kassel, Germany: International Journal of Emerging Technology in Learning. 2021. https://www.learntechlib.org/p/218648/. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v16i01.18227

MAYER, R. Multimedia learning. 3. ed. New York: Cambridge University Press, 2021. Kindle Edition DOI: https://doi.org/10.1017/9781108894333.003

MYLLER, Niko; BEDNARIK, Roman; SUTINEN, Erkki; BEN-ARI, Mordechai. Extending the engagement taxonomy: software visualization and collaborative learning. Transactions on computing education, v. 9, n. 1, art. 7, Mar. 2009. DOI: https://doi.org/10.1145/1513593.1513600

ROLLING, James Haywood Jr. The arts and the creation of mind, Journal of Curriculum Studies, 38:1, 113-125. 2006. ttp://dx.doi.org/10.1080/00220270500122604 DOI: https://doi.org/10.1080/00220270500122604

SOUTHGATE, Erica et al. School students creating a virtual reality learning resource for children. In: 2022 IEEE Conference on Virtual Reality and 3D User Interfaces Abstracts and Workshops (VRW). IEEE, 2022. p. 01-06. doi: 10.1109/VRW55335.2022.00060. DOI: https://doi.org/10.1109/VRW55335.2022.00060

SOUTHGATE, E. "Teachers Facilitating Student Virtual Reality Content Creation: Conceptual, Curriculum, and Pedagogical Insights." Immersive Education: Designing for Learning. 2023, doi:10.1007/978-3-031-18138-2_12. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-031-18138-2_12

TAROUCO, L. M. et al. Aprendizagem e avaliação em um Ambiente de Realidade Virtual Cooperativo de Aprendizagem (Projeto ARCA). Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 6, 2000.

TAROUCO, L. M.; SILVA, P. F.; HERPICH, F. Cognição e aprendizagem em mundo virtual imersivo [recurso eletrônico] – 2. ed. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2020.

TEIXEIRA, Nicole; DE CAMPOS, Aline. Jogos digitais e realidade virtual na Educação Infantil: Uma abordagem na Língua Inglesa. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2019. p. 1364-1368. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1364

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

WHITE, Richard; GUNSTONE, Richard. Probing understanding. Routledge, 2014. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203761342

Downloads

Publicado

31.08.2023

Como Citar

Rockenbach Tarouco, L. M. ., Licks Missel Machado, L. A., da Silva, T. L., & Timóteo, D. J. A. (2023). POSSIBILIDADES DO METAVERSO COMO RECURSO EDUCACIONAL. Revista Da FUNDARTE, 56(56), 1–22. https://doi.org/10.19179/rdf.v56i56.1268

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.