SOBRE AS GINETEADAS DO VALENTE TONINHO CORRE MUNDO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1176Palavras-chave:
Mamulengo; Toninho Corre Mundo; Processos de criação; Grupo TIA-Teatro Ideia e Ação.Resumo
No presente texto procuro explanar sobre o processo de constituição do espetáculo de teatro de Mamulengos As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles, encenado pelo Grupo TIA - Teatro Ideia e Ação (Canoas/RS). Onde minha contribuição foi além do fato de ser o autor da dramaturgia para o grupo encenar: pude também coletar madeiras para o espetáculo, ao longo de minhas viagens pelo Brasil e acompanhei durante certo período o processo de criação cênica, até sua estreia.
Referências
AMARAL, Ana Maria. Teatro de animação. Ateliê Editorial: São Paulo, 1997.
BELTRAME, Valmor Níni. Princípios técnicos do trabalho do ator-animador. (In) Teatro de Bonecos: Distintos Olhares sobre Teoria e Prática. Valmor Níni Beltrame, Org. Florianópolis: UDESC, 2008.
BELTRAME, Valmor Níni. A dramaturgia do teatro de bonecos para crianças. (in) Continente Sul Sur, Nº 5 – Revista do Instituto Estadual do Livro. Porto Alegre: 1997.
BENTLEY, Eric. O dramaturgo como pensador – um estudo da dramaturgia nos tempos modernos. Tradução de Ana Zelma Campos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
BROCHADO, Izabela. A participação do público no Mamulengo pernambucano. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC, ano 02, volume 3, 2007.
BROCHADO, Izabela. Teatro de Bonecos Popular do Nordeste: histórias e histórias. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC, ano 11, volume 13, 2015.
CAMPOS, Haroldo de. Da transcriação poética e semiótica da operação tradutora. Belo Horizonte: FALE/UFMG – Laboratório de edição, 2011.
COSTA, Felisberto Sabino da. A Poética do Ser e não Ser: Procedimentos Dramatúrgicos do Teatro de Animação. EDUSP: SP, 2016.¬¬¬
COSTA, Felisberto Sabino da. Algumas PALAVRAS sobre a arte da manipulação (ou animação) ou conforme os desideratos de cada qual. (In) Teatro de Bonecos: Distintos Olhares sobre Teoria e Prática. Vamor Níni Beltrame, Org. Florianópolis: UDESC, 2008.
FILHO, Hermilo Borba. Fisionomia e Espírito do Mamulengo. 2ª ed. Rio de Janeiro: INACEN, 1987.
FILHO, Hermilo Borba. Espetáculos Populares do Nordeste. 2ª ed. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Ed. Massangana, 2007.
SANTOS, Fernando Augusto Gonçalves. Mamulengo: o teatro de bonecos popular do Brasil. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC, ano 02, volume 3, 2007.
XXXXXX, xxxxxx. As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles. Porto Alegre: sem publicação, 2013.
Teatro de Bonecos Patrimônio Cultural Imaterial. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC, ano 12, v. 15, junho, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Márcio Silveira dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.