SOBRE AS GINETEADAS DO VALENTE TONINHO CORRE MUNDO
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v53i53.1176Keywords:
Mamulengo; Toninho Corre Mundo; Processos de criação; Grupo TIA-Teatro Ideia e Ação.Abstract
In this text I intend to explain the process of constitution of the theater show of Mamulengos called As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles, staged by the Grupo TIA - Teatro Ideia e Ação (Canoas/RS). Where my contribution went beyond being the author of the dramaturgy for the group to stage: I was also able to collect wood for the show throughout my travels through Brazil, and I followed for a certain period the process of scenic creation, until its premiere.
References
AMARAL, Ana Maria. Teatro de animação. Ateliê Editorial: São Paulo, 1997.
BELTRAME, Valmor Níni. Princípios técnicos do trabalho do ator-animador. (In) Teatro de Bonecos: Distintos Olhares sobre Teoria e Prática. Valmor Níni Beltrame, Org. Florianópolis: UDESC, 2008.
BELTRAME, Valmor Níni. A dramaturgia do teatro de bonecos para crianças. (in) Continente Sul Sur, Nº 5 – Revista do Instituto Estadual do Livro. Porto Alegre: 1997.
BENTLEY, Eric. O dramaturgo como pensador – um estudo da dramaturgia nos tempos modernos. Tradução de Ana Zelma Campos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
BROCHADO, Izabela. A participação do público no Mamulengo pernambucano. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC, ano 02, volume 3, 2007.
BROCHADO, Izabela. Teatro de Bonecos Popular do Nordeste: histórias e histórias. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC, ano 11, volume 13, 2015.
CAMPOS, Haroldo de. Da transcriação poética e semiótica da operação tradutora. Belo Horizonte: FALE/UFMG – Laboratório de edição, 2011.
COSTA, Felisberto Sabino da. A Poética do Ser e não Ser: Procedimentos Dramatúrgicos do Teatro de Animação. EDUSP: SP, 2016.¬¬¬
COSTA, Felisberto Sabino da. Algumas PALAVRAS sobre a arte da manipulação (ou animação) ou conforme os desideratos de cada qual. (In) Teatro de Bonecos: Distintos Olhares sobre Teoria e Prática. Vamor Níni Beltrame, Org. Florianópolis: UDESC, 2008.
FILHO, Hermilo Borba. Fisionomia e Espírito do Mamulengo. 2ª ed. Rio de Janeiro: INACEN, 1987.
FILHO, Hermilo Borba. Espetáculos Populares do Nordeste. 2ª ed. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Ed. Massangana, 2007.
SANTOS, Fernando Augusto Gonçalves. Mamulengo: o teatro de bonecos popular do Brasil. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC, ano 02, volume 3, 2007.
XXXXXX, xxxxxx. As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles. Porto Alegre: sem publicação, 2013.
Teatro de Bonecos Patrimônio Cultural Imaterial. Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Jaraguá do Sul, SCAR/UDESC, ano 12, v. 15, junho, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Márcio Silveira dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.