Narrativas e excesso: relações das imagens ubíquas

Autores

  • Charmeni Vargas Valandro Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.19179/2319-0868.671

Palavras-chave:

Fotografia, Excesso, Vídeoinstalação

Resumo

Esta pesquisa propõem ressignificar os arquivos pessoais encontrados na memória de um aparelho celular correspondente ao período de um ano (2017) através da criação de uma videoinstalação. O texto traz questões referentes a imagens, excesso, narrativas e ubiquidade, sob o viés dos autores pesquisados no referencial teórico, que são, entre outros, Vilém Flusser, Diana Domingues, Julio Plaza, Priscila Arantes e Christine Mello. São abordados também o processo de criação da obra e a interseção entre as linguagens midiáticas e a arte digital. A criação da poética, desta forma se mostra mais na elaboração e desenvolvimento da pesquisa-obra, do que no objeto acabado. Pois, como vídeoinstalção que se instaura no espaço expositivo a posteriori, em relação à escrita deste texto, certamente ocorrerão percepções que não poderão estar presentes no espaço de reflexão que dá corpo à este artigo.

Biografia do Autor

Charmeni Vargas Valandro, Universidade Feevale

Especialização em Poéticas Visuais, Vídeoinstalação.

Referências

ARANTES, Priscila. Artes e mídia no Brasil: perspectivas da estética digital. Revista ARS, São Paulo, v. 3, n. 6, p. 52-65, jan. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-53202005000200004

ARANTES, Priscila. Re/escrituras da arte contemporânea: história, arquivo e mídia. Porto Alegre: Sulina, 2015. DOI: https://doi.org/10.5216/vis.v13i2.40733

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. 2003. Editoração, tradução do prefácio e versão para eBook: eBooksBrasil.com/projetoperiferia. Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.com/eLibris/socespetaculo.html> Acesso em: 18 abril 2018.

DOMINGUES, Diana (org.). Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Editora UNESP, 2003. DOI: https://doi.org/10.7476/9788539302826

DOMINGUES, Diana, SARETTA, Flávia Gisele et al., tradutores. Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Annablume, 2011.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado por uma filosofia do design e da comunicação. Tradução: Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

FONTCUBERTA, Joan. O beijo de Judas: fotografia e verdade. Tradução: Maria Alzira Brum Lemos, Editorial Gustavo Gili, SL, Barcelona, 2010.

FONTCUBERTA, Joan. Por um manifesto pós-fotográfico. Tradução de Gabriel Pereira 2011. Studium, Campinas, n. 36, 2011. Disponível em: http://www.studium.iar.unicamp.br/36/7/>.Acesso em: 15 jan 2019.

LANCRI. Jean. Colóquio sobre a metodologia em artes plásticas na universidade. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.) O meio como ponto zero – Metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. P. 17-34.

MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. Conexão – Comunicação e Cultura, Caxias do Sul, v.3, n. 6, p. 17-34, 2004.

PLAZA, Julio. As imagens de terceira geração, tecnopoéticas. In: PARENTE, André (org.) Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Tradução: Monica Costa Netto. Organização: Tadeu Capistrano. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.) O meio como ponto zero – Metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. P. 124-140.

RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

SARZI-RIBEIRO, Regilene Aparecida. Corpo e videoarte no Brasil: desejos da parte e presenças do todo. Bauru, SP: Canal 6, 2016.

VENTURELLI, Suzete. Arte: Espaço_tempo_imagem. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004.

Downloads

Publicado

20.12.2019

Como Citar

Valandro, C. V. (2019). Narrativas e excesso: relações das imagens ubíquas. Revista Da FUNDARTE, 39(39), p.48–68. https://doi.org/10.19179/2319-0868.671

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.