A PINTURA DE PAISAGEM EM SANTA MARIA

APROXIMAÇÃO DE UMA POSTURA SEMIÓTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1063

Palavras-chave:

Artes Visuais, História da Pintura, Paisagem, Semiótica, Santa Maria (RS)

Resumo

O presente artigo tem como tema as paisagens no bairro Camobi, de Santa Maria (RS). É apresentado um recorte sobre a pintura de três artistas que atuaram como docentes na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sendo eles, Vagner Dotto, Yeddo Titze e Silvestre Peciar. Como metodologia, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e análises das obras dos artistas. Entende-se que a pesquisa sobre arte parte do estudo de códigos semânticos da obra e dos contextos em que ela está inserida. Nesse sentido, o resultado foi tecer relações e aproximações com uma postura semiótica. Santa Maria se tornou referência propulsora para esses três artistas, que evidenciaram seu cotidiano. Assim, a paisagem vem a ser uma construção cultural, pautada pelas relações dos indivíduos com ela.

Biografia do Autor

Antonio José dos Santos Junior, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM / Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Doutorando em Artes Visuais na Linha Arte e Transversalidade com ênfase em Poéticas Visuais e Mestre em Artes Visuais, bolsista CAPES (2018-20), ambos pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (PPGART/UFSM). Pós-graduando na Especialização em Artes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Artista Visual - Desenho e Plástica (UFSM) com período sanduíche na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), Portugal. Integrante dos grupos de pesquisas: Arte Impressa e Ecologia CNPq/UFSM; Processos Pictóricos CNPq/UFSM. Tem interesse em investigar processos de criação e pintura na contemporaneidade.  E-mail: antoniojunior_jr@hotmail.com
LATTES: http://lattes.cnpq.br/1715724412555768 - ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5641-7663

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Publicado

18.03.2022

Como Citar

Junior, A. J. dos S. (2022). A PINTURA DE PAISAGEM EM SANTA MARIA: APROXIMAÇÃO DE UMA POSTURA SEMIÓTICA. Revista Da FUNDARTE, 48(48). https://doi.org/10.19179/rdf.v48i48.1063

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