A APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CRÍTICA LITERÁRIA DE IMBERT (1987) COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE MUSICAL

UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA PASSACALHA PARA FRED SCHNEITER DE EDINO KRIEGER

Autores

  • Thiago de Campos Kreutz Fundarte

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1245

Palavras-chave:

Análise Musical; Edino Krieger; Imbert.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a aplicação dos métodos de crítica literária de Enrique Imbert (1987) como forma de análise de uma obra musical, a Passacalha para Fred Schneiter, de Edino Krieger. Imbert apresenta, discute e classifica uma série de métodos para a realização da crítica literária, que contemplam três etapas deste tipo de criação artística: criação, obra criada e recepção. Acreditamos que através da aplicação destes métodos na música pode-se estabelecer uma relação interdisciplinar, que possibilitará uma ampliação de possibilidades da análise musical.

Biografia do Autor

Thiago de Campos Kreutz, Fundarte

Graduado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (2014). Entre seus professores destacam-se Paulo Inda, Eduardo Meirinhos, Alisson Alípio e Leandro Maia. Já participou de diversos festivais, seminários e encontros no país e no exterior, tanto de ordem artística como científica. Entre seu trabalho de pesquisa destaca-se o ensino do violão, bem como a produção brasileira contemporânea para o instrumento com ênfase na obra de Edino Krieger. Como concertista apresenta recitais solo e de música de câmara, dando ênfase a diversidade histórica e estilística do repertório do violão. Atualmente integra os grupos: Camerata Violões de Porto e Duo Cantilena (com a Soprano Cynthia Barcelos).

Foi, por dois anos consecutivos, selecionado como um dos vencedores do concurso jovens solistas da orquestra Fundarte. Em 2014 foi agraciado com a segunda colocação no XXXIII concurso Latino Americano Rosa Mística e em 2017 recebeu o primeiro lugar no Concurso Internacional de Guitarra de Uruguay. Entre 2015 e 2016 foi professor substituto na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ocupa cargo de professor adjunto na Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE) e de professor na Casa da Música do Colégio Sinodal de São Leopoldo.

 

Referências

COELHO, Francisco Carlos, coord. Música Contemporânea Brasileira: Edino Krieger. São Paulo: Centro Cultural São Paulo. Discoteca Oneyda Alvarenga. 2006.

IMBERT, Enrique Anderson. A Crítica Literária: Seus Métodos e Problemas. Coimbra, Almedina. 1987.

KRIEGER, Edino. Passacalha para Fred Schneiter. Partitura. Rio de Janeiro:, 2002.

KRIEGER, Edino. Aula Inaugural da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro por ocasião dos 80 anos do compositor Edino Krieger. Revista Brasileira de Música, Rio de Janeiro, v.24, n.2, p. 413-423, Jul./Dez. 2011.

PAZ, Ermelinda A. Edino Krieger: crítico, produtor musical e compositor. v.1-2. Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, 2012.

SILBIGER, Alexander. Passacaglia. In: SADIE, Stanley. The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan, 1980, Cd-rom.

ULLER, Andrei Jan Hoffmann. Passacalha para Fred Schneiter de Edino Krieger: uma abordagem analítico-interpretativa. Monografia. Escola de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis: UDESC, 2012.

WHITE, John. The analysis of music. New Jersey: Prentice-Hall, 1976.

Downloads

Publicado

07.06.2023

Como Citar

Kreutz, T. de C. (2023). A APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DE CRÍTICA LITERÁRIA DE IMBERT (1987) COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE MUSICAL: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA PASSACALHA PARA FRED SCHNEITER DE EDINO KRIEGER. Revista Da FUNDARTE, 54(54). https://doi.org/10.19179/rdf.v54i54.1245

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.